Minas Gerais Governo de MG amplia restrições a 5 regiões que vivem alta de casos

Governo de MG amplia restrições a 5 regiões que vivem alta de casos

As regiões Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro Sul deverão proibir eventos e abertura de academias e salões

Aumento de casos levou a novas medidas de restrição anunciadas pelo Governo de Minas

Aumento de casos levou a novas medidas de restrição anunciadas pelo Governo de Minas

Reprodução / Record TV Minas

Cinco regiões de Minas Gerais devem ampliar as medidas de restrição após alta de casos de covid-19. As regiões do Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro Sul já estavam na Onda Vermelha, mas o Governo de Minas decidiu não retomar a Onda Roxa – a de fase mais restritiva – nessas localidades.

No entanto, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 decidiu ampliar as medidas restritivas, que não estão previstas, originalmente, na Onda Vermelha. Dentre elas estão a proibição da realização de eventos, fechamento das academias, clubes e salões de beleza e a limitação do consumo em bares e restaurantes. 

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a adoção desta gradação dentro da onda vermelha é importante. 

— Esta gradação dentro da onda vermelha é importante, pois estamos em um momento heterogêneo da pandemia no estado, com cenários diferentes, porém críticos. Dentro destas diferenças, ressaltamos a necessidade de medidas mais restritivas, ainda, para evitar o estresse do sistema de saúde.

De acordo com o Comitê, essas regiões apresentam "cenários epidemiológico e assistencial desfavoráveis", como a espera por leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e a incidência de casos. Até esta quinta-feira (3), 250 pessoas estavam na fila de espera para internação. 

Confira as medidas que devem ser adotadas:                                            

- Proibição de eventos, de atrativos culturais e naturais;
- Proibição de academias, clubes e salões de beleza;
- Alimentação em Bares e Restaurantes - limitados até 19h; após este horário, apenas delivery, sem retirada em balcão.

Onda Vermelha

Ainda conforme as decisões do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, das 14 regiões do Estado, 11 estão classificadas na Onda Vermelha e as outras três, na Onda Amarela. 

As regiões classificadas na Onda Vermelha são: Noroeste, Nordeste, Jequitinhonha, Nordeste, Leste, Sudeste, Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro Sul. Na Onda Amarela, estão as regiões Norte, Vale do Aço e Triângulo do Norte. 

Últimas