Região Norte recua para a 'onda vermelha' do Minas Consciente
Seis microrregiões terão mais restrições no funcionamento do comércio, enquanto outras cinco poderão flexibilizar atividades
Minas Gerais|Pablo Nascimento e Célio Ribeiro*, do R7
O Governo de Minas anunciou, nesta quinta-feira (6), que a macrorregião Norte vai recuar para a ‘onda vermelha’ do Minas Consciente, plano que orienta o funcionamento do comércio nas cidades mineiras durante a pandemia da covid-19.
A decisão, tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 após análise dos dados da pandemia no Estado, também inclui seis microrregiões que apresentaram priora nos índices da doença. Com isso, essas localidades passam a contar com novas restrições, como a diminuição no público máximo de eventos presenciais, que passa de 100 para 30 pessoas.
Veja: MG acaba com restrições na última região classificada na Onda Roxa
Por outro lado, outras cinco microrregiões avançaram da ‘onda vermelha’ para a amarela, permitindo eventos presenciais com maior público e uma queda na distância linear mínima entre pessoas, passando de 3 m para 1,5 m. As decisões entram em vigor a partir do próximo sábado (8).
Dados
Segundo o Comitê, o percentual de pessoas com sintomas da covid-19 que testam positivo para a doença se manteve no mesmo patamar da última semana, 39%, indicando uma estabilidade na pandemia durante este período.
O número de pacientes com covid-19 na fila por um leito de terapia intensiva caiu de 179 para 157, e as cidades com menos de 30 mil habitantes apresentaram queda na incidência da covid-19 pela terceira semana seguida.
Veja as regiões de Minas que avançaram para a ‘onda amarela’:
- Microrregião Itabira
- Microrregião João Monlevade
- Microrregião Além Paraíba
- Microrregião Juiz de Fora/Lima Duarte
- Microrregião Santos Dumont
Veja as regiões de Minas que recuaram para a ‘onda vermelha’:
- Macrorregião Norte
- Microrregião Araçuaí
- Microrregião Diamantina/Serro
- Microrregião Patos de Minas/São Gotardo
- Microrregião Brasília de Minas/São Francisco/Januária
- Microrregião Muriaé
- Microrregião Ubá
*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento