Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Governo recua com abertura do comércio na região Central de MG

Secretaria de Saúde orienta que as 101 cidades da área mantenham fechados estabelecimentos como papelarias, salões e lojas de roupas

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Estado foi dividido em 14 macrorregiões
Estado foi dividido em 14 macrorregiões

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) recuou nas orientações sobre abertura de comércio nas cidades da macrorregião Centro de saúde do Estado.

Agora, a sugestão do Governo é que os prefeitos mantenham fechados estabelecimentos como papelarias, salões e lojas de roupas.

Leia mais: Com novo recorde de casos, MG tem mais de 20 mil infectados com covid

A mudança vale para os municípios que aderiram ao programa Minas Consciente, que estabelece diretrizes para a flexibilização do isolamento em Minas. Ela pode impactar a rotina de até 101 cidades da região que engloba a Grande BH, mas, na prática, apenas 11 prefeituras da área seguem o projeto.


De acordo com a SES, a decisão de voltar atrás no status da região que já estava no terceiro passo de um processo de quatro etapas provocada por um aumento no número de casos de covid-19 registrado nos últimos dias. O Minas Consciente classifica as macrorregiões em quatro cores, chamadas de ondas, de acordo com o nível de proliferação do coronavírus. 

Segundo a SES, as cidades da área central voltaram para a onda branca. “Podem continuar funcionando os serviços essenciais e as atividades autorizadas na onda branca, como autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas”, explicou o governo sobre a nova realidade da região Central.


Leia também

Das 14 macrorregiões que dividem o Estado, três estão na onda branca, duas na amarela e nove na verde, que é a primeira etapa do processo. Nenhuma alcançou a faixa vermelha, que permite o maior número de comércios funcionando.

As cidades que não aderiram ao programa podem definir regras próprias sobre o isolamento, desde que sigam algumas diretrizes básicas, como a proibição de aglomerações e de abertura das casas de shows. Belo Horizonte é um exemplo de município independente. Na capital mineira, as regras de reabertura são definidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.