Inmet alerta para risco de morte por calor intenso em 34 cidades de MG
Aviso é válido para cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que passam por uma onda de calor com baixa umidade desde o fim de setembro
Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta de grande perigo para 34 cidades mineiras que registram temperaturas 5º C acima da média. Segundo o instituto, o calor extremo pode levar a casos de hipertermia e até a morte.
As cidades estão localizadas no Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba. De acordo com o órgão, elas passam por uma onda de calor duradoura que pode trazer riscos para a saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, nariz e boca. A hipertermia, ou seja, a elevação da temperatura corporal a níveis que podem comprometer a vida humana, também é citada no alerta.
Acima dos 40ºC
Anete Fernandes, meteorologista do Inmet, explica que as ondas de calor são quando as temperaturas registradas ficam 5º C acima da média por três dias consecutivos. Segundo a especialista, a situação no Triângulo Mineiro tem preocupado a equipe.
— A onda de calor no Triângulo é registrada desde o dia 29 de setembro, ou seja, já são sete dias com temperaturas 5º C acima da média. Campina Verde, a 684 km de BH, tem variado entre 40º C e 41º C.
Veja: Vendas de sorvetes e ventiladores em BH têm alta por causa do calor
De acordo com Fernandes, os danos causados pela hipertermia podem variar de região para região. Na Europa, por exemplo, onde não é comum o registro de temperaturas tão altas, uma onda de calor pode causar vítimas. Os grandes problemas causados pelo clima atual do Estado são os associados à baixa umidade.
— Minas está enfrentando um período de altas temperaturas e baixas umidades. Isso pode causar diversos problemas de saúde e também desconforto.
Ela também afirma que o alerta vermelho do Inmet para onda de calor em Minas é o primeiro nas últimas décadas, já que esse serviço começou a operar no início dos anos 2000. Já o alerta de baixa umidade é mais comum, sendo registrado periodicamente
Belo Horizonte
De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, as temperaturas na capital mineira devem permanecer altas até a próxima sexta-feira (6). As chuvas isoladas que podem atingir a região metropolitana durante a semana devem contribuir para a manutenção do calor.
— Os locais que receberem essas chuvas isoladas devem registrar até aumento de temperatura e de sensação térmica.
Segundo o Inmet, a temperatura em BH deve permanecer acima dos 32º C durante a semana, podendo chegar a 38º C na quinta-feira (9). No fim de semana, a capital pode entrar na transição para o período chuvoso. A tendência é que a umidade aumente na semana que vem, mas o calor pode continuar por mais algumas semanas.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento