Minas Gerais Inmet alerta para risco de morte por calor intenso em 34 cidades de MG

Inmet alerta para risco de morte por calor intenso em 34 cidades de MG

Aviso é válido para cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que passam por uma onda de calor com baixa umidade desde o fim de setembro

Calor em Minas pode causar danos à saúde dos moradores

Calor em Minas pode causar danos à saúde dos moradores

Record TV Minas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta de grande perigo para 34 cidades mineiras que registram temperaturas 5º C acima da média. Segundo o instituto, o calor extremo pode levar a casos de hipertermia e até a morte.

As cidades estão localizadas no Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba. De acordo com o órgão, elas passam por uma onda de calor duradoura que pode trazer riscos para a saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, nariz e boca. A hipertermia, ou seja, a elevação da temperatura corporal a níveis que podem comprometer a vida humana, também é citada no alerta.

Acima dos 40ºC

Anete Fernandes, meteorologista do Inmet, explica que as ondas de calor são quando as temperaturas registradas ficam 5º C acima da média por três dias consecutivos. Segundo a especialista, a situação no Triângulo Mineiro tem preocupado a equipe.

— A onda de calor no Triângulo é registrada desde o dia 29 de setembro, ou seja, já são sete dias com temperaturas 5º C acima da média. Campina Verde, a 684 km de BH, tem variado entre 40º C e 41º C.

Veja: Vendas de sorvetes e ventiladores em BH têm alta por causa do calor

De acordo com Fernandes, os danos causados pela hipertermia podem variar de região para região. Na Europa, por exemplo, onde não é comum o registro de temperaturas tão altas, uma onda de calor pode causar vítimas. Os grandes problemas causados pelo clima atual do Estado são os associados à baixa umidade.

— Minas está enfrentando um período de altas temperaturas e baixas umidades. Isso pode causar diversos problemas de saúde e também desconforto.

Ela também afirma que o alerta vermelho do Inmet para onda de calor em Minas é o primeiro nas últimas décadas, já que esse serviço começou a operar no início dos anos 2000. Já o alerta de baixa umidade é mais comum, sendo registrado periodicamente

Belo Horizonte

De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, as temperaturas na capital mineira devem permanecer altas até a próxima sexta-feira (6). As chuvas isoladas que podem atingir a região metropolitana durante a semana devem contribuir para a manutenção do calor.

— Os locais que receberem essas chuvas isoladas devem registrar até aumento de temperatura e de sensação térmica.

Segundo o Inmet, a temperatura em BH deve permanecer acima dos 32º C durante a semana, podendo chegar a 38º C na quinta-feira (9). No fim de semana, a capital pode entrar na transição para o período chuvoso. A tendência é que a umidade aumente na semana que vem, mas o calor pode continuar por mais algumas semanas.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas