Justiça suspende vacinação de adolescentes em Betim (MG)
Prefeitura da Grande BH foi a primeira do país a dar início à imunização de jovens de 12 a 14 anos com vacinas da Pfizer
Minas Gerais|Pollyana Sales, Arthur Santana e Talyssa Lima, da RecordTV Minas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais suspendeu, nesta quinta-feira (17), a vacinação contra a covid-19 em adolescentes de 12 a 14 anos na cidade de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. A imunização durou pouco mais de 24 horas e a prefeitura recorreu da decisão.
A determinação foi assinada pelo juiz Taunier Cristian Malheiros Lima, da Comarca de Betim, na noite desta quarta-feira (16), após ação do Ministério Público de Minas Gerais. Adolescentes que procuraram a vacina em suas escolas na manhã de hoje já não conseguiram tomar a dose do imunizante.
De acordo com a decisão judicial, a prefeitura só deve voltar a vacinar os jovens com menos de 18 anos depois que comprovar que todos os integrantes dos grupos prioritários previstos no PNI (Plano Nacional de Imunização) foram vacinados.
A Justiça ainda fixou multa de R$ 500 por dose aplicada pelo município caso a prefeitura descumpra a decisão.
Vacinação em Betim
Nesta quarta-feira (16), a Prefeitura de Betim se tornou a primeira, em todo o país, a vacinar estudantes entre 12 e 14 anos contra a covid-19. A aplicação das doses estava sendo feita nas próprias escolas onde os adolescentes estão matriculados.
A decisão da prefeitura foi baseada em uma autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que, na última sexta-feira (11) validou o uso da vacina da Pfizer em jovens de 12 a 15 anos de idade. No entanto, a decisão da agência não liberaria, de imediato a vacinação desse grupo já que, atualmente, o PNI (Programa Nacional de Imunização) só prevê a imunizção de pessoas com mais de 18 anos.
Leia também
Volta às aulas
O objetivo da prefeitura era acelerar a vacinação do público nessa faixa etária para acelerar a retomada das aulas presenciais na cidade. Conforme o cronograma elaborado pelo município, em um primeiro momento, apenas os estudantes da rede municipal seriam imunizados, mas nos próximos dias a campanha poderia ser estendida para alunos de escolas estaduais e particulares.
A expectativa do prefeito Vittorio Medioli (PSD) era imunizar 13.519 alunos da rede municipal.
















