Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça volta a proibir o consumo de bebidas alcoólicas em bares de BH

Neste sábado (12), uma desembargadora suspendeu a liminar concedida por um juiz à associação de bares da capital, na última sexta-feira (11) 

Minas Gerais|Do R7

Justiça proíbe consumo de bebidas alcoólicas em bares de BH
Justiça proíbe consumo de bebidas alcoólicas em bares de BH Justiça proíbe consumo de bebidas alcoólicas em bares de BH

Uma desembargadora do TJMG (tribunal de Justiça de Minas Gerais) voltou a proibir, neste sábado (12), o consumo de bebidas alcoólicas em bares de Belo Horizonte. A decisão, suspendeu os efeitos de um mandado de segurança concedido à Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) no dia anterior por um juiz da Vara da Fazenda.

A Prefeitura de Belo Horizonte havia determinado na última segunda-feira (7) a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em bares na capital, após uma série de interdições em estabelecimentos que descumpriam as regras de sanitárias de segurança contra a covid. Locais lotados, sem o cumprimento do distanciamento social, tiveram as portas lacradas.

Dois dias após a publicação da medida pelo Executivo, a Abrasel solicitou à Justiça a liberação da atividade. Na decisão favorável do juiz, na última sexta-feira (11), o magistrado ao liberar o consumo nos bares afirmou em sua decisão que "a dinâmica de uma sociedade complexa como a de Belo horizonte comporta um número tão grande de atividades que torna difícil, para não dizer impossível, definir o que realmente estimula o aumento dos indicadores da covid-19"

No entanto, a desembargadora Ângela de Lourdes Rodriges, acatou o recurso da Prefeitura de BH, e em sua decisão disse que "recai ao Executivo a função de ente central no planejamento e coordenação das ações governamentais em prol da saúde pública, sendo que a gravidade da emergência da pandemia de coronavírus exige das autoridades a efetivação concreta da proteção à saúde pública. Ao seu tuno, ao Judiciário é vedado substituir à mencionada função típica do ente competente."

Publicidade

Números da pandemia em BH

A capital mineira voltou a ter alta nos três principais indicadores, o que não acontecia desde agosto. A ocupação dos leitos de UTI, enfermaria e taxa de transmissão voltaram para a fase amarela ne monitoramento.

Segundo o boletim da prefeitura, 1.736 pessoas morreram vítimas da covid na cidade e a doença já ultrapassou 57 mil casos de infecção.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.