Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Médico prevê Natal com melhora da pandemia, mas com máscaras

Em entrevista à Live RecordTV Minas, infectologista avalia que a covid-19 deve ser controlada em breve, se tornando endêmica

Minas Gerais|Giovana Maldini*, do R7

Médico diz que máscaras ainda são importantes
Médico diz que máscaras ainda são importantes Médico diz que máscaras ainda são importantes

Estevão Urbano, médico infectologista e presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, acredita em perspectivas animadoras para o Natal deste ano, em relação à pandemia da covid-19.

A avaliação foi feita em entrevista à Live RecordTV Minas, nesta quinta-feira (30).

O especialista, que também é membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte, prevê que a pandemia deve se transformar, em breve, em uma endemia, que é quando a doença atua em determinadas regiões de forma mais controlada. Urbano, no entanto, afirma que a mudança depende do não surgimento de novas variantes que possam impactar nos números.

— Vamos ter que conviver com a covid-19 de agora em diante, para sempre, mas com controle grande do número de casos, da mortalidade. A vacina vai fazer parte do nosso calendário anual. 

Publicidade

Uso de máscaras

Mesmo com perspectivas animadoras para o Natal, o médico avalia que a celebrações serão mais seguras com o uso de máscaras e realizadas em locais externos. Urbano ainda não prevê quando será possível deixar de usar o item de proteção.

Publicidade

O infectologista ressalta que os cuidados com a doença ainda são necessários, já que as complicações têm chances de levar à morte.

— A pandemia reduzindo mexe no quantitativo, mas não mexe no qualitativo. A mortalidade de quem está intubado é de 80%. Então, a pandemia reduziu no número, mas não acabou.

Publicidade

Live RecordTV Minas

A Live RecordTV Minas acontece toda semana no canal da emissora no YouTube. O programa traz entrevistas com personalidades do Estado. Na última edição, o humorista Isaías Silva, vencedor do prêmio Influency.me de 2020, considerado o Oscar da influência digital, e finalista da edição 2021, foi o entrevistado. Ele falou sobre a sua carreira e a vida antes da fama.

No programa desta quinta-feira (30), Urbano também falou sobre as perspectivas da pandemia no mundo e o futuro da vacinação. Veja a íntegra abaixo:

*Estagiária doR7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.