Minas Gerais está em situação de alerta devido à baixa umidade do ar
Até o final da semana, a previsão é que as temperaturas continuem mais altas que o esperado para esse período do ano
Minas Gerais|Jenifer Costa*, do R7

Os mineiros que estão esperando por aquele “friozinho” ainda no mês de maio, podem acabar sentindo até mais calor que o esperado. Além da alta temperatura, o estado está em situação de alerta devido à umidade do ar baixa. Até o final da semana, a previsão é que as temperaturas continuem mais altas que o esperado para esse período do ano. Em Belo Horizonte, os termômetros podem marcar 15°C de temperatura mínima e 30°C de máxima.
Nesta quarta-feira (15), a temperatura máxima pode chegar a 29°C em Belo Horizonte, com céu claro e sol entre poucas nuvens. A previsão é de máxima de 25% de umidade relativa do ar. Esse número, que indica a quantidade de vapor de água contida na atmosfera, já é considerado um nível crítico e as pessoas podem sentir o tempo mais seco.
Segundo a meteorologista do INMET (Instituo Nacional de Meteorologia), Anete Fernandes, o mês de maio é o primeiro da estação seca, logo já é esperado poucas chuvas em BH. A última chuva registrada foi no dia 19 de abril e em maio a expectativa é de apenas 28,1 mm de precipitação. Apesar disso, o calor tem chamado a atenção dos especialistas, pois não é condição comum nesse período. “É normal acontecer mais no final do inverno”, afirma a meteorologista.
Veja também:
Ainda, quem observa o horizonte, consegue ver algumas “partículas” suspensas ou uma espécie de fuligem, esse fenômeno se chama névoa seca e ele está associado a baixa umidade relativa do ar. Uma das razões apontadas para isso é o bloqueio atmosférico que está sob Minas Gerais, que impede a variação de temperatura.
Diante disso, a Defesa Civil de Minas Gerais emitiu um alerta de baixa umidade no estado. Os valores mínimos de umidade relativa do ar estão entre 30 e 40% para o estado de forma geral.
Veja alguns dos cuidados recomendados pela Defesa Civil para os dias com baixa umidade:
- Reforçar a hidratação, usar roupas leves e evitar exposição ao sol fora dos horários recomendados;
- O cuidado deve ser redobrado com idosos, crianças e animais;
- Colocar um recipiente com água ou toalha molhada no ambiente também é uma medida que traz conforto;
- Para receber os alertas da Defesa Civil no seu celular, basta enviar uma mensagem com o CEP para o número 40199.
*Estagiária sob supervisão de Maria Luiza Reis

















