Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mineirão não vai mais receber hospital de campanha, diz Kalil

Prefeito de Belo Horizonte disse que projeto foi desfeito após não chegar a um acordo com o Governo do Estado para a utilização do espaço

Minas Gerais|Marina Avelar*, Do R7

Kalil disse que secretário fez uma proposta indecorosa
Kalil disse que secretário fez uma proposta indecorosa Kalil disse que secretário fez uma proposta indecorosa

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (SPD), declarou, nesta segunda-feira (6), que o hospital de campanha anunciado para o estádio do Mineirão não vai mais sair do papel devido a um desacordo com o Governo do Estado.

Segundo Kalil, a prefeitura não considerou viável a proposta feita pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelo, para ceder o espaço.

— O governo do Estado não cedeu a esplanada para a Prefeitura de Belo Horizonte. Infelizmente, disseram, apesar de eu já ter combinado pessoalmente com o governador, mas depois, veio um secretário, Marco Aurélio Barcelos. Fez uma proposta imoral, indecorosa e politiqueira para ceder o espaço (sic).

Leia mais: Prefeitura de BH analisa restringir acesso à Lagoa da Pampulha

Publicidade

De acordo com o prefeito, os novos hospitais de campanha serão montados na Santa Casa, no Hospital São Francisco e no Hospital São José.

Em nota, a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade) informou que já havia disponibilizado para o Executivo municipal os materiais para a montagem de um hospital de campanha, mas os equipamentos pertecem a uma empresa privada contrada pelo governo. Com isso os dois órgãos precisariam atuar em conjunto.

Publicidade

A pasta também ressaltou que o estádio segue à disposição da Prefeitura de Belo Horizonte, como forma de enfrentamento da pandemia de covid-19.

Veja a íntegra da nota da Seinfra:

Publicidade

"A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) reforça que todas as medidas destinadas ao combate do Coronavírus e seus efeitos são importantes e merecem o total apoio das autoridades e da sociedade civil organizada. Sob esse contexto, esclarece que já na semana anterior havia sido disponibilizada, para a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, a cessão do Estádio do Mineirão para a montagem de um hospital de campanha, sem qualquer custo.

Mas, por se tratar de um equipamento administrado por empresa privada, contratada pelo Estado de Minas Gerais, informou-se que seria necessária a atuação conjunta de ambos os entes para a realização do empreendimento, tendo sido a Secretaria Municipal de Saúde comunicada de que as equipes da Seinfra estavam de prontidão para dar andamento a todas as medidas jurídicas e operacionais necessárias.

A Secretaria reitera que o Mineirão continua à disposição da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte para a implementação de ações orientadas ao enfrentamento do COVID-19. Ressalta, por fim, que a oportunidade de atuar em conjunto com as autoridades municipais neste momento de crise independe de preferências ou de qualquer contexto eleitoral."

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.