Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moradores de cidades de Minas Gerais relatam queda de meteoro

Segundo especialista, clarão e estrondo registrados por câmeras são características da ocorrência do fenômeno na atmosfera 

Minas Gerais|Pollyana Sales e Lucas Oliveira*, da Record TV Minas

Câmeras de segurança flagraram a queda de um meteoro na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, na noite desta sexta-feira (14). O objeto foi visto por volta das 20h50 cruzando Patos de Minas, Perdizes e Uberlândia, entre outros municípios.

Câmeras de segurança registraram clarão
Câmeras de segurança registraram clarão Câmeras de segurança registraram clarão

Moradores afirmam que o clarão nas ruas foi intenso e um forte estrondo foi ouvido. De acordo com Gilberto Dumont, diretor do Observatório de Astronomia de Patos de Minas, essas características são comuns na ocorrência do fenômeno.

"Com as primeiras imagens publicadas, nós podemos observar que possivelmente se trata da entrada de um meteoro na nossa atmosfera. O atrito com a atmosfera causa esse clarão e provoca, pelo deslocamento de ar, um grande estouro", explica. 

Ainda de acordo com Dumont, a Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), organização que produz e fornece dados científicos através de estações, está trabalhando para saber onde o objeto caiu.

Publicidade

"A rede já está reunindo os registros para calcular a trajetória desse corpo e fazer a predição do possível local de queda", diz.

Segundo o especialista, o episódio desta sexta-feira não foi o primeiro registrado em cidades mineiras. 

Publicidade

"Em 2020, nós tivemos um evento semelhante na região do Alto Paranaíba. A Bramon fez a triangulação. Meses depois, um fazendeiro achou o meteoro", relembra.

O Corpo de Bombeiros informou que não houve acionamento referente ao meteoro nos municípios que registraram o fenômeno.

*Estagiário da Record TV Minas, sob supervisão de Ana Gomes. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.