Minas Gerais PF investiga suposta lavagem de dinheiro em faculdade no sul de MG

PF investiga suposta lavagem de dinheiro em faculdade no sul de MG

Policiais cumprem 16 mandados de busca e apreensão em seis cidades mineiras; há suspeita de desvio de mensalidades

  • Minas Gerais | Túlio Lopes, da Record TV Minas

A PF (Polícia Federal) investiga um suposto esquema de desvio de mensalidades e lavagem de dinheiro de uma universidade de Três Corações, a 280 km de Belo Horizonte. Nesta terça-feira (8), foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em seis cidades.

PF cumpriu mandados de busca e apreensão

PF cumpriu mandados de busca e apreensão

Divulgação / PF

Segundo a corporação, estariam envolvidas no esquema a Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) e a sua mantenedora, a Fundação Comunitária Tricordiana de Educação (FCTE).

De acordo com a PF, a Fundação devia à União R$ 92 milhões em tributos e cobranças previdenciárias já vencidas, além de dívidas trabalhistas. A investigação sugere que dirigentes da instituição teriam desviado valores de mensalidade dos cursos que deveriam ser lançados para pagamento dos impostos e das dívidas. Para isto, o grupo teria contado com a ajuda de empresas de fachada criadas apenas para esta finalidade.

"Os valores desviados eram referentes às mensalidades de alunos dos cursos de graduação e especialização da Universidade, oferecidos em diversos campi do estado de Minas Gerais", informou a PF em nota. "Os investigados responderão por crimes de lavagem de dinheiro, apropriação indébita e organização criminosa, cujas penas, somadas, podem chegar a 22 anos de reclusão, se condenados", completou.

Os mandados de busca foram cumpridos em Varginha (2), Três Corações (3), Conceição do Rio Verde (1), Contagem (2), Nova Lima(2) e Belo Horizonte (6). A operação foi batizada de “J’Adoube”, um termo utilizado no jogo de xadrez que significa "eu arrumo", em referência às empresas criadas para viabilizar os desvios.

A reportagem procurou as instituições citadas no esquema e aguarda retorno.

Últimas