Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Professores da rede estadual anunciam greve em Minas Gerais

Categoria alega falta de segurança sanitária para retorno presencial das aulas; paralisação começa na próxima segunda (2)

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Recesso escolar acaba no dia 03 de agosto
Recesso escolar acaba no dia 03 de agosto Recesso escolar acaba no dia 03 de agosto

Professores da rede estadual de Minas Gerais anunciaram, nesta quarta-feira (28), uma greve contra o retorno presencial das aulas no Estado.

Segundo o Sind-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais), a paralisação começará na próxima segunda-feira (2) e seguirá por tempo indeterminado.

A professora Denise Romano, diretora do sindicato, explica que o ensino remoto será mantido, tanto nas escolas quanto nas regionais de educação. A expectativa é que os servidores não compareçam apenas para as atividades presenciais.

— Não há condições de retorno. As escolas não têm estrutura física para qualquer tipo de distanciamento.

Publicidade

Para a próxima terça-feira (3), quando acaba o recesso escolar, está previsto o retorno das atividades presenciais para estudantes do 3º ano do ensino médio e do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual em Belo Horizonte.

O retorno nas escolas do Governo de Minas acontece por etapas, desde o último dia 21 de junho. O assunto foi decidido judicialmente. A retomada é permitida nas cidades que fazem parte das ondas verde, amarela e vermelha, com variação de séries. Atualmente, as aulas acontecem 751 colégios de 189 cidades. A lista completa está disponível neste link.

Publicidade

Procurada, a SEE (Secretaria Estadual de Educação) informou que vai acompanhar o nível de adesão à greve e reforçou que adota medidas de segurança que viabilizam a retomada das atividades presenciais em Minas Gerais.

Veja a íntegra da nota do Governo de Minas:

Publicidade

"Sobre a greve convocada pelo sindicato da categoria para a próxima semana, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) informa que vai acompanhar a adesão ao movimento nas escolas estaduais, mas reitera que o processo de retomada das atividades presenciais segue planejado com todo cuidado e segurança, com o fim do recesso escolar, no próximo dia 3 de agosto.

Reforçamos ainda que a retomada das atividades presenciais na rede estadual está acontecendo de maneira segura, híbrida, gradual e facultativa, seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), desenvolvido em conjunto por um grupo de trabalho formado por especialistas nas áreas de saúde e educação, e balizado por critérios técnicos que orientam as deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19.

Todas as escolas realizaram um checklist criterioso para aplicação das adequações necessárias no ambiente, com regras de distanciamento e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. A retomada também inclui monitoramento de casos suspeitos da doença, com a possibilidade de afastamento progressivo de alunos, turmas e até o fechamento de escolas, em caso de necessidade."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.