Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aulas do 3º ano do ensino médio voltam no dia 3 de agosto em BH

Estudantes do 9º ano do fundamental voltam às salas na mesma data; novas flexibilizações serão avaliadas depois de 14 dias

Minas Gerais|Pablo Nascimento e Célio Ribeiro*, do R7

Retorno do ensino médio foi autorizado pela PBH
Retorno do ensino médio foi autorizado pela PBH Retorno do ensino médio foi autorizado pela PBH

As aulas presenciais para os alunos do 3º ano do ensino médio nas escolas da rede estadual localizadas em Belo Horizonte serão retomadas no dia 3 de agosto. Os estudantes do 9º ano do ensino fundamental também retornam às escolas na mesma data.

O anúncio foi feito pela SEE/MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), após a prefeitura da capital mineira publicar o decreto que permite a abertura dessas instituições de segunda à sábado, sem restrições de horário.

Segundo o Governo de Minas, a macrorregião Central, que fica localizada Belo Horizonte, atualmente está na onda amarela do plano Minas Consciente. Por isso, a retomada de outros níveis de ensino, como o 1º e 2º anos do ensino médio e o ensino superior, só será avaliada 14 dias após o retorno das atividades do 3º ano. Belo Horizonte ainda não autorizou a volta das aulas no ensino superior.

O modelo híbrido de ensino seguido pelas escolas estaduais prevê a alternância entre uma semana de aulas presenciais e uma semana de aulas remotas. As instituições de ensino poderão organizar rodízios de alunos caso haja necessidade, respeitando o distanciamento mínimo entre os estudantes dentro da sala de aula.

Publicidade

A ida às atividades presenciais é facultativa, com cada família tendo o direito de decidir se o filho vai ou não à escola. Caso opte por ficar em casa, o estudante continuará tendo aulas pelo regime remoto. Segundo a SEE/MG, a direção da escola vai entrar em contato com os responsáveis para informar sobre a volta das aulas presenciais.

Até o momento, já foram retomadas as atividades presenciais do ensino infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A previsão é que os estudantes do 6º ao 9º ano retornem às suas escolas no dia 5 de agosto. A flexibilização de outros níveis de ensino em Belo Horizonte dependem de um índice chamado Matriciamento de Risco. Para o retorno do ensino superior na capital mineira, a taxa precisa estar entre 91% e 100%. Atualmente, ela figura em 85%.

*​Estagiário do R7 sob a supervisão de Pablo Nascimento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.