Romeu Zema anuncia mais três secretários para novo Governo
Médico, economista e advogada comandarão as Secretarias de Saúde, Impacto Social e Ouvidoria Geral
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) anunciou nesta segunda-feira (10) o nome de mais três secretários que integrarão seu Governo a partir de 1° de janeiro de 2019.
À frente a Secretaria de Saúde estará o médico Wagner Eduardo Ferreira. Para a pasta batizada de Impacto Social, o nome indicado foi o da economista Elizabeth Jucá. Já a Ouvidoria Geral ficará sob o comando da advogada Simone Deoud.
A Secretaria de Impacto Social é uma das novidades propostas pelo novo governador na estrutura da máquina pública. A pasta reunirá as atuais Secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Social.
Leia também: Paralisação de policiais suspende atendimento no Detran Gameleira
Uma das principais promessas de campanha de Zema era a redução do número de secretarias e cargos comissionados para readequação das contas públicas - proposta semelhante à apresentada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). O empresário filiado ao Partido Novo também defende a indicação de profissionais técnicos para cada área.
Outros nomes
Em novembro, Zema já havia anunciado os dois primeiros membros da sua equipe: o contador Gustavo Barbosa para a Secretaria de Fazenda e o engenheiro Otto Alexandre Levy Reis para a de Planejamento e Gestão.
Conheça os novos secretários
Secretaria de Saúde: Wagner Eduardo Ferreira
Ferreira, escolhido para resolver os problemas da saúde do Estado, deixa neste mês o cargo de presidente da Feluma (Fundação Educacional Lucas Machado), entidade mantenedora do Hospital Universitário e da Faculdade de Ciências Médicas.
Ele se gradou médico pela Ciências Médicas e em biologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O profissional da saúde se especializou em Clínica Médica na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e fez mestrado em Infectologia pela USP (Universidade de São Paulo).
Leia também
Com experiência de 17 anos no Hospital João 23, Ferreira é professor-assistente de Clínica Médica da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais desde 1993.
Ele também foi consultor da OMS (Organização Mundial da Saúde) para a América Latina de DST/AIDS, vice-presidente da Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais e presidente do MG Transplantes.
Entre outras atividades, Ferreira fez parte do grupo que fundou e criou o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Estado.
Secretaria de Impacto Social: Elizabeth Jucá
A economista Elizabeth Jucá é servidora municipal de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, onde vive desde um ano de idade. Na cidade, ela já ocupou os cargos de Controladora Geral do Município e secretária de Planejamento e Gestão e de Saúde.
Elizabeth é formada em ciências econômicas pela UFJG (Universidade Federal de Juiz de Fora) e master em Liderança e Gestão Pública, além de ser especialista em Finanças.
Além da carreira pública, a nova secretária também é professora da Faculdade Vianna Júnior. Ele conta com experiência na área de administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente com os temas de planejamento, financiamento em saúde, orçamento público, patrimônio cultural, regionalização e controle interno.
Ouvidoria Geral do Estado: Simone Deoud Siqueira
Simone Deoud Siqueira é mineira de Barbacena e graduada em direito pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) desde 1986. Ela conta com mais de 30 anos de experiência em Direito Civil, Empresarial, contratos e obrigações e societário.
A advogada que ficará à frente da pasta responsável por receber sugestões, críticas, denúncias e reclamações relativas à administração estadual, já atuou como profissional liberal e em empresas nos ramos de engenharia e infraestrutura. Atualmente Simone consultora jurídica.