Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ruy Muniz é denunciado por fraudes em Montes Claros (MG)

MP aponta que o ex-prefeito organizou esquema para contratar empresas ligadas a ele para realizar asfaltamento na cidade

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

O MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) denunciou Ruy Muniz, empresário e ex-prefeito de Montes Claros, a 452 km de Belo Horizonte, dois ex-secretários municipais e um empresário por fraudes em licitações para asfaltamento e obras de drenagem na cidade.

Muniz já foi preso por fraudes na saúde
Muniz já foi preso por fraudes na saúde Muniz já foi preso por fraudes na saúde

De acordo com as investigações, Muniz organizou um esquema para conseguir contratar empresas ligadas a ela para realização do serviço, enquanto ele era prefeito.

Para isto, laranjas foram usados. Segundo o MPMG, as irregularidades aconteceram em ao menos dois processos de licitação. Em um deles, o político teria organizado regras tão específicas para o edital que só restariam concorrentes que comprassem asfalto em uma de suas empresas. As companhias também teriam fornecido concreto para o município. A reportagem tenta contato com os denunciados.

Muniz foi prefeito de Montes Claros entre 2013 e 2017. Em abril de 2016, ele foi preso suspeito de fraudes na saúde. Um dia antes, sua esposa, a então deputada federal Raquel Muniz, havia homenageado a integridade do marido durante a votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. 

Em 2020 ele tentou voltar à prefeitura, mas ficou em segundo lugar na eleição, com 7,29% dos votos, perdendo o pleito para Humberto Souto (Cidadania).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.