Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Simulados de emergência viram rotina para cidades mineiras

Sete municípios de Minas Gerais mobilizam moradores a treinar como sair de suas casas em caso de rompimento de barragem

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Defesa Civil treina moradores para situações de emergência
Defesa Civil treina moradores para situações de emergência Defesa Civil treina moradores para situações de emergência

Mais de 11 mil moradores de Nova Lima, Raposos e Itabirito, todos municípios localizados na Grande BH, devem deixar suas casas neste domingo (31) e se dirigir a pontos de encontro indicados pela Defesa Civil estadual. 

O procedimento faz parte de um simulado de emergência, que tem o objetivo de orientar a população sobre o que devem fazer caso uma barragem se rompa e ameace suas casas. A ação será acompanhada por representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Serão realizadas simultaneamente nas três cidades, às 15h.

Leia também

Todos os moradores convocados vivem em áreas que podem ser atingidas pela lama de rejeitos das barragens B3/B4, Forquilhas 1 e Forquilhas 3, da mineradora Vale, que tiveram o nível de risco aumentado para três – o que significa iminência de rompimento – na última quarta-feira (27).

De acordo com a Defesa Civil, os moradores mobilizados neste domingo não precisam ser retirados definitivamente de suas casas já que estão em uma zona secundária de alerta. A onda de rejeitos demoraria mais de uma hora para atingir os imóveis. 

Publicidade

Na cidade de Raposos 2.300 pessoas devem participar da simulação. Eles são ameaçados pela barragem B3/B4, que fica em Nova Lima, cidade vizinha. Em Honório Bicalho, distrito de Nova Lima, 4.354 moradores devem passar pelo teste.

Já em Itabirito, a 57 km de Belo Horizonte, 4.363 pessoas vão ser submetidas ao treinamento. Lá será necessária a realização do teste por causa das barragens Forquilha 1 e 3, que ficam na cidade vizinha, Ouro Preto.

Publicidade

Outras localidades

Os simulados de emergência já foram realizados em Barão de Cocais, Santa Bárbara e Igarapé e, já está agendada mobilização semelhante na cidade de São Joaquim de Bicas. 

Publicidade

Hoje, são quatro as barragens classificadas como nível 3 em Minas Gerais: Sul Superior (Barão de Cocais), B3/B4 (Nova Lima) e Forquilhas 1 e Forquilhas 3 (Ouro Preto)

Em reunião na Assembleia Legislativa, moradores de Barão de Cocais que participaram da mobilização criticaram a medida e apontaram que o teste serviu para alarmar ainda mais a população local. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.