Suplente de vereador cassado em BH por 'rachadinha' toma posse
Ronaldo Batista (PMN) se apresentou na Câmara nesta segunda (5); Cláudio Duarte (PSL) foi afastado por ficar com parte dos salários de assessores
Minas Gerais|Clara Mariz, do R7*
O vereador Ronaldo Batista (PMN) assumiu o cargo de Cláudio Duarte (PSL), afastado pelo crime de “rachadinha”. Batista se apresentou no plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira (5).
O parlamentar do PMN é presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTR - BH).
O ex-vereador do PSL teve seu mandato cassado na última quinta-feira (1). Duarte é o primeiro membro do Legislativo municipal a perder o cargo por quebra de decoro parlamentar.
Cassação
A saída do político foi aprovada por 37 dos 39 vereadores que estavam presentes, sendo que os outros dois não votaram.
Leia também
Vereador de BH é cassado por ficar com parte do salário de assessores
Câmara pede cassação de vereador por confiscar salário de funcionários
Vereador de BH nega ter recolhido o salário dos funcionários de gabinete
Vereador de BH admite que ficava com parte do salário de assessores
Assessor de vereador preso admite "rachadinha" na Câmara de BH
Cláudio Duarte foi preso temporariamente em abril durante uma operação da Polícia Civil que investigava a prática de "rachadinha" comandada por ele em seu gabinete. Ele foi indiciado por três crimes: peculato, organização criminosa e obstrução de Justiça.
Após a investigação, uma comissão foi montada para avaliar a situação do vereador. Por unanimidade, o colegiado pediu a cassação do parlamentar. Duarte foi afastado de seu mandato por 60 dias.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Lucas Pavanelli