UFMG oferece cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio
Ao todo, 72 vagas foram abertas em dois cursos para 2022; nota do Enem deve ser utilizada para inscrição até o dia 28 de dezembro
Minas Gerais|Dara Russo* Do R7
A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) oferece cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio. As inscrições para 2022 podem ser feitas até o dia 28 de dezembro e os candidatos devem se inscrever pela internet, neste site.
De acordo com a assessoria de Imprensa da UFMG, são ofertados os cursos de desenvolvimento de sistemas, com ênfase em programação para dispositivos móveis e duração de 2 anos (quatro semestres), e biotecnologia, com ênfase em análises clínicas e duração de 1 ano e meio (três semestres). As aulas acontecerão no período noturno.
Cada curso possui 36 vagas e metade delas será destinada à ampla concorrência. Já a outra metade será distribuída pelos critérios de reservas, conforme detalhado no edital. Existem vagas reservadas aos alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, autodeclarados negros (pretos ou pardos), indígenas e pessoas com deficiência.
Segundo Kátia Silveira, diretora do Coltec, a instituição, que tradicionalmente oferta cursos integrais, aqueles realizados simultaneamente ao ensino médio, passou a ofertar a nova modalidade de cursos subsequentes após perceber uma demanda da comunidade.
"O curso técnico é um curso profissionalizante, então, às vezes você tem um aluno que quando terminou o ensino médio não sabia a área que queria atuar, ou que não quer fazer uma graduação. Os cursos proporcionam mais condições para essas pessoas entrem no mercado de trabalho”, afirma Kátia sobre a importância dessa modalidade de especialização.
Como funciona o processo seletivo
O processo seletivo terá uma única etapa, baseada nas notas obtidas nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Todo aluno que já completou essa fase, independemente da idade, já tendo prestado a prova do Enem, consegue se inscrever. Serão consideradas provas feitas nos anos de 2016 até 2021 e a nota mais alta será considerada. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30.
O resultado preliminar será divulgado no dia 26 de janeiro e, o resultado final, estará disponível em 3 de fevereiro.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Ana Gomes