Minas Gerais Vale do Jequitinhonha e Norte de MG podem ter mais temporais

Vale do Jequitinhonha e Norte de MG podem ter mais temporais

Inmet diz que alerta vale até este sábado (11); municípios das regiões ficaram arrasados devido a fortes chuvas nos últimos dias

  • Minas Gerais | Shirley Barroso, Da Record TV Minas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de novos temporais para as regiões do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais, atingidas por fortes temporais nos últimos dias.

Cidade de Palmópolis ficou debaixo d'água

Cidade de Palmópolis ficou debaixo d'água

Imagens cedidas / Randal Renye

O meteorologista Lizandro Gemiacki explica que a situação atmosférica favorece o desenvolvimento de nuvens em toda essa região até este sábado (11).

“Chovendo ainda mais, os leitos dos rios que já devem estar saturados, devem ter facilidade para transbordar ou para ocorrer escorregamentos e deslizamentos”, alerta Gemiacki. Cidades como Palmópolis, Águas Formosas e Machacalis ficaram debaixo d’água nessa sexta-feira (10).

“Geralmente essas regiões não estão muito estruturadas para aguentar uma chuva dessa magnitude, é bem raro acontecer um sistema que nem esse que está causando muita chuva nessa região”, diz Gemiacki. O Inmet calcula que o mês de dezembro fechará com um volume de chuvas maior do que o esperado.

“A população tem que ficar bem atenta aos sinais da atmosfera. Se começar muito trovão, muito raio, deve procurar um local seguro, evitar áreas de risco”, chama atenção. O meteorologista aconselha acompanhar a previsão e os avisos nos locais oficiais e, no caso da ocorrência de algum desastre, deve-se contatar a Defesa Civil de cada município.

A previsão indica que este domingo (12) deve ter volume de chuva menor no Vale do Jequitinhonha e na região Norte, enquanto as precitações devem apertar no Triângulo Mineiro, Sul de Minas e na região metropolitana de Belo Horizonte.

Últimas