Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vale terá que indenizar trabalhador que presenciou morte de colegas

Empresa foi condenada a pagar R$ 100 mil ao funcionário terceirizado que estava na mina de Córrego do Feijão no dia do rompimento em Brumadinho

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Funcionário estava próximo ao refeitório
Funcionário estava próximo ao refeitório Funcionário estava próximo ao refeitório

A mineradora Vale foi condenada a pagar uma indenização por danos morais de R$ 100 mil a um funcionário terceirizado que viu os colegas morrerem no estouro da barragem da empresa em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Na decisão, a juíza Renata Lopes Vale alegou que, embora o funcionário não tenha ficado ferido, ele “ foi exposto a situação de extremo perigo, com possibilidade de morte iminente e prematura, além de ver destruído o local de trabalho, com a morte de colegas, o que lhe gerou danos morais passíveis de reparação”.

De acordo com o processo, o reservatório rompeu instantes depois de o trabalhador sair do refeitório que foi varrido pela lama de rejeitos. O homem relatou em depoimento que só conseguiu se salvar porque ouviu um colega gritando sobre o colapso da estrutura e correu para uma área mais alta dentro da mina.

Leia também

Segundo o TRT3 (Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região), a Vale recorreu da decisão. O pedido de reavaliação da sentença ainda é analisado.

Publicidade

Procurada, a mineradora informou que definiu em um acordo com os sindicados dos trabalhadores terceirizados que a empresa vai fornecer indenizações e assistência psicológica aos operários até janeiro de 2022.

A barragem da mina Córrego do Feijão rompeu às 12h28 do dia 25 de janeiro de 2019. Quase um ano e meio depois da tragédia, 11 vítimas ainda não foram encontradas. As buscas precisaram ser interrompidas devido à pandemia de covid-19, mas segundo os bombeiros, os trabalhos vão ser retomados em meados de junho.

Publicidade

Veja a nota da Vale:

"A Vale esclarece que celebrou acordo, no dia 22 de abril, com seis sindicatos que representam os trabalhadores terceirizados que prestavam serviços nas Minas Córrego do Feijão e Jangada, ambas em Brumadinho, por meio do qual os empregados receberão indenizações financeiras, bem como assistência psicológica e psiquiátrica até janeiro de 2022".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.