Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Vítimas de explosão na Usiminas serão indenizadas, anuncia empresa

Estouro em um gasômetro da unidade de Ipatinga deixou 34 feridos e danificou prédios da região; produção total deve ser retomada nesta semana

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Explosão aconteceu em um dos quatro gasômetros
Explosão aconteceu em um dos quatro gasômetros

A siderúrgica Usiminas anunciou na manhã desta segunda-feira (13) que as vítimas e pessoas prejudicadas pela explosão de um dos gasômetros da empresa na última sexta-feira (10) serão indenizadas. O incidente que aconteceu em Ipatinga, na região do Vale do Aço, deixou 34 funcionários feridos.

Apesar de garantir a cobertura do seguro para todos que precisarem, a firma ainda não tem o balanço de quantas pessoas serão benefiadas e o valor das indenizações. 

Nesta manhã, a empresa anunciou também que pretende retomar a produção total na unidade até esta quinta-feira (16). Nesse sábado (11), após o acidente, alguns setores já voltaram a funcionar após vistorias.

Explosão

A explosão aconteceu no final da manhã da sexta-feira (10). Uma grande fumaça preta se formou sobre o local e a empresa foi evacuada. O impacto pôde ser sentido em diferentes bairros da cidade e causou danos. Além da destruição do equipamento, vidraças de prédios vizinhos foram quebradas. Moradores da cidade também sentiram um tremor de terra no momento do estouro.


Os 34 trabalhadores feridos foram levados para o hospital Márcio Cunha e já receberam alta. Um funcionário de uma empresa terceirizada morreu atropelado logo após sair da empresa, no dia da explosão.

A Polícia Civil em Ipatinga abriu um inquérito para apurar as causas do acidente. Um comitê de crise também foi criado para acompanhar as investigações. Ele é composto por membros do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) e órgãos ambientais.

No sábado (11), a Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) fez uma vistoria na firma e solicitou à empresa laudos que atestam a boa estrutura dos outros três gasômetros restantes. A Usiminas informou que vai prestar os esclarecimentos solicitados e que “toda a manutenção preventiva dos gasômetros da Usina da Ipatinga foi realizada, seguindo rigorosos padrões internacionais.”

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.