Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falso: Mundial de Clubes vai mudar o formato, mas Fifa não pensa em ignorar títulos antigos

No Twitter, publicação usa fala de 2019 do presidente da federação para sugerir que vencedores do passado seriam desconsiderados

MonitoR7|Ana Luiza Pêgo, do R7*

Competição tem novo formato anunciado, porém sem previsão concreta de sair do papel
Competição tem novo formato anunciado, porém sem previsão concreta de sair do papel Competição tem novo formato anunciado, porém sem previsão concreta de sair do papel

Nesta terça-feira (28), uma publicação sobre o Mundial de Clubes da Fifa ganhou popularidade no Twitter. No caso, o autor do tuíte sugere que a competição mudaria seu formato e o presidente da federação, Gianni Infantino, teria dito que todos "os campeonatos anteriores não são mais mundiais".

Até o momento, a postagem já recebeu mais de quatro mil interações.

Porém, tanto o novo formato da competição quanto essa afirmação de Infantino não são totalmente verdadeiras. A publicação se refere a uma coletiva de imprensa que aconteceu em 2019, quando o dirigente anunciou que a China sediaria a primeira edição do novo Mundial de Clubes ampliado para 24 times, que estava previsto para estrear em 2021.

Na época, a ideia era que a competição ocorresse em junho e julho de 2021. O formato, a distribuição de vagas e os critérios de seleção dos times não tinham sido decididos.

O dirigente também não havia detalhado como seriam escolhidos os participantes, mas disse que haveria oito clubes da Europa, cinco ou seis times da América do Sul, um da Oceania, um da então anfitriã China e três de cada uma das outras confederações continentais. 

Leia também

No início deste ano, a Fifa voltou a incluir em seu orçamento o Mundial de Clubes no formato atual, com sete participantes.

O calendário de 2022 é apertado por causa da Copa do Mundo do Catar, realizada no final do ano — período no qual geralmente acontece o Mundial de Clubes. Por isso, é provável que a edição de 2022, com o campeão da Libertadores-2022, seja realizada em fevereiro de 2023, como ocorreu com o Mundiais de 2020 e 2021, adiados para o início do ano seguinte por causa da Covid-19.

Para 2024, a Fifa poderia finalmente tirar do papel a ideia desse super mundial de clubes com os 24 participantes.

Quanto à suposta fala do dirigente, Infantino foi, na realidade, mal interpretado. No começo de seu discurso de 2019 ele diz que o novo Mundial de Clubes é algo que todas as pessoas que amam o futebol estão ansiosas para ver.

"É o primeiro Mundial real e verdadeiro, onde as melhores equipes do mundo, os melhores clubes vão competir", disse o presidente da Fifa. Além disso, afirmou que seria um grande evento porque, por definição, os melhores jogadores estão nos melhores clubes e todos estariam na nova competição. 

"Eles virão aqui pela primeira vez para realmente coroar em uma competição o campeão mundial", finalizou.

Essas duas falas foram as responsáveis pela confusão nas redes sociais. O dirigente realmente diz que o Mundial seria realizado pela primeira vez no novo formato, porém em momento algum afirma que os campeonatos antigos serão desconsiderados. Ele não diz nada sobre invalidar os títulos conquistados até hoje. Inclusive, se consultado o site oficial da Fifa, todos os campeões, desde 2000, estão listados em ordem cronológica. 

Lista de campeões no site da Fifa mostra os vencedores desde o Mundial de 2000
Lista de campeões no site da Fifa mostra os vencedores desde o Mundial de 2000 Lista de campeões no site da Fifa mostra os vencedores desde o Mundial de 2000

Vale ressaltar que o perfil que divulgou as informações falsas está se passando por outra conta do Twitter. No caso, o autor das publicações mentirosas está usando a mesma foto de identificação e nome de perfil de um portal de notícias do universo esportivo.

O Planeta do Futebol, conta que está sendo plagiada, tem mais de um milhão de seguidores e está na rede desde 2010. Enquanto o perfil falso tem pouco mais de 100 seguidores e entrou no Twitter em maio deste ano.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe a questão para o MonitoR7 que nós a checamos para você: (11) 9 9240-7777 ou monitor@recordtv.com.br

*Estagiária do R7, com edição de Marcos Rogério Lopes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.