Mito ou verdade: teste de QI funciona? Saiba o que dizem os especialistas
Testes de QI medem algumas habilidades e só têm validade se realizados por especialistas; teste na internet é furada
MonitoR7|Karla Dunder, do R7
Basta entrar em um site de buscas e digitar teste de QI (Quociente de Inteligência) para ver a quantidade de opções disponíveis na internet. A cada dia, uma nova criança é eleita "novo gênio" por entidades e associações que reúnem pessoas extremamente inteligentes ou com QI elevado. Afinal, o teste funciona? Ter um QI alto faz diferença na vida de uma pessoa?
Para a psicóloga Priscila Gasparini, "os testes realizados em consultórios de profissionais especializados em saúde mental são eficazes e realmente medem a capacidade cognitiva e intelectual do indivíduo", explica. No entanto, como ela observa, há "discussão acerca do que não é mensurado e que atualmente conhecemos como novas inteligências, a exemplo da corporal, sinestésica, espacial, musical, entre outras, que não são habilidades mensuráveis pelo teste".
Leia também
O teste surgiu no século 20 não para identificar gênios, mas para ajudar crianças com dificuldades na escola. Ele passou por uma série de mudanças ao longo dos anos e atualmente traz gráficos conhecidos como Bell Curve (Curva do Sino), que mostram que notas muito altas ou muito baixas são raras. Notas abaixo de 70 são consideradas muito baixas e acima de 121 muito altas.
Para chegar a esses valores, é analisado um conjunto de habilidades verbais, mentais e lógico-matemáticas. O teste não considera outras habilidades, como as emocionais.
No teste de QI os profissionais analisam se a idade mental e a idade cronológica são compatíveis e se a pessoa possui um desenvolvimento cognitivo acima da média para a idade. "Hoje temos testes que avaliam a capacidade de memorização, a lógica, a linguagem, a rapidez do processamento cognitivo, entre outros itens. É importante ressaltar que os testes de QI utilizados pelos psicólogos têm fundamentação cientifica, diferentemente de vários testes disponíveis na internet."
Mas, na prática, o que muda ter um QI alto?
"Ter um QI alto significa que a pessoa tem um bom potencial cognitivo e intelectual, acima da média, tende a responder de forma mais rápida e eficaz a um estímulo e aprende com maior facilidade", conclui Priscila.
Conheça celebridades que tiveram atestado o QI alto
O físico Albert Einstein, que desenvolveu a teoria da relatividade, tinha QI de 160 pontos. Outro físico brilhante, Stephen Hawking alcançou a mesma pontuação.
Steve Jobs, cofundador da Apple, tinha 140 pontos. Já seu concorrente no ramo da informática, Bill Gates, tem QI de 162 pontos.
O russo Garry Kasparov, considerado um dos maiores jogadores de xadrez de todos os tempos, possui também uma das maiores pontuações no teste de QI: 190.