Audi promete mudar interior dos carros com telas menores
Fim da era das telas gigantes e retorno ao “clique” físico está próximo, diz chefe de design

A Audi está promovendo uma nova fase no design de seus veículos que pode marcar uma mudança significativa na forma como os interiores são concebidos, especialmente no que diz respeito ao uso de telas. A direção da marca alemã aponta para um movimento de volta a uma experiência mais tátil, com menor dependência de grandes displays com telas menores e maior presença de comandos físicos, em contraste com a tendência atual de painéis dominados por telas gigantes. A inspiração será no Audi Concept C que mudará o design dos futuros Audi e trará mais comandos físicos a bordo.

Muitas marcas também tem feito o mesmo exercício. O consumidor pede que os carros voltem a ter comandos de botões evitando os toques na tela que há bem pouco tempo era considerado sinal de tecnologia a bordo.
Mudança de filosofia
Desde que assumiu a liderança criativa da Audi, Massimo Frascella — Chief Creative Officer da empresa — tem declarado publicamente que “telas grandes não proporcionam a melhor experiência” ao motorista e passageiro. Para ele, a obsessão da indústria por telas é tecnologia pelo próprio valor da tecnologia, sem foco na verdadeira utilidade ou na sensação de qualidade dentro do carro.

A visão de Frascella privilegia o equilíbrio entre tecnologia digital e controles físicos tradicionais — o que ele chama de “tactilidade” e que muitos entusiastas associam ao icônico “clique” dos botões metálicos da Audi, símbolo de precisão e requinte.
Audi Concept C
Um dos marcos dessa nova direção é o Audi Concept C, apresentado pela marca como antecipação do design dos futuros modelos de produção. No Concept C, a central multimídia ainda existe, mas foi reduzida para 10,4 polegadas — um tamanho modesto frente às telas que ultrapassam 14 polegadas em modelos atuais — e pode até ser retraída no painel, retornando a uma filosofia de design mais limpa e menos dominada por superfícies digitais.

Esse conceito demonstra como a Audi imagina interiores que combinam tecnologia quando realmente necessária com superfícies sólidas e acabamentos com materiais de alta qualidade, evocando uma experiência mais premium e com menos distrações.
Crítica ao atual estilo “screen-wall”
Atualmente, muitos modelos da Audi, especialmente nas linhas superiores como A6 e S6 E-Tron, apresentam painéis repletos de telas — com conjuntos multimídia panorâmicos distribuídos por todo o painel. Mas isso deve mudar em pouco tempo ainda que os novos modelos da Audi tenham sido bem aceitos pelo público.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















