BYD deverá confirmar fábrica no Brasil nos próximos dias
Empresa chinesa utilizará o complexo que pertenceu à Ford em Camaçari, antecipa governador baiano
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
Segundo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), a BYD vai anunciar em 4 de julho que utilizará o antigo complexo que pertenceu à Ford em Camaçari para produzir veículos e ônibus elétricos.
BYD DOLPHIN por menos de R$ 150 mil é o CARRO ELÉTRICO MAIS BARATO DO BRASIL. Veja o vídeo!
No Twitter, o governador informou que, após sair de uma reunião com representantes da BYD, o ministro da casa civil Rui Costa, o presidente Lula, o senador Jaques Wagner e os secretários do estado baiano Afonso Florence e Caetano, foi confirmado que a empresa vai anunciar na próxima semana que produzirá veículos elétricos na cidade de Camaçari.
Jerônimo Rodrigues disse também que a BYD deve apresentar um calendário de implantação detalhado e informar quais ônibus e carros de pequeno porte serão produzidos na fábrica baiana. Recentemente, a montadora lançou o elétrico Dolphin, que ampliou o portfólio de produtos no Brasil, que já conta com os elétricos Tan EV, Han EV, Yuan Plus, D1 EV, o híbrido Song Plus DM-i, além dos veículos utilitários eT3, ônibus e os caminhões elétricos eT7 e T18.
"A BYD segue nas tratativas finais para o anúncio da fábrica no Brasil. Como divulgado pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, daremos mais detalhes sobre a produção de veículos no Brasil na próxima terça-feira no evento que será realizado em Salvador", disse a BYD em comunicado oficial.
Segundo Rodrigues, as demandas feitas pela BYD ao governo baiano foram atendidas. Contudo, a empresa espera uma revisão do PIS e Cofins e do IPI do governo federal para carros elétricos. Ainda de acordo com Jerônimo, a marca pediu investimentos em infraestrutura na região, com a possibilidade de ser uma das gestoras do porto de Aratu, na cidade de Candeias, na Bahia, que era gerido pela Ford.
Vale lembrar que a intenção de comprar a antiga fábrica da Ford começou em outubro de 2022, um ano após o fechamento do complexo industrial pela empresa americana, que levou à demissão de aproximadamente 4.000 trabalhadores. A BYD ainda não oficializou a compra da linha de produção em Camaçari.
Segundo o governo baiano, a BYD pode investir cerca de R$ 3 bilhões em três unidades no estado, mas não disse se essas linhas de montagem serão no mesmo complexo de Camaçari. O governo prevê que a companhia crie 1.200 postos de trabalho diretos.
* Com a colaboração Felipe Salomão
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.