China já tem 16,7 milhões de carregadores de carros elétricos
País que lidera eletrificação amplia infraestrutura de recarga

A China alcançou um total de 16,7 milhões de pontos de recarga até o fim de julho de 2025 — um crescimento de 53% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O diretor da Administração Nacional de Energia (NEA), Wang Hongzhi, anunciou em 26 de agosto que o país já possui duas estações de recarga para cada cinco veículos elétricos em circulação. Segundo os dados mais recentes, o número total de unidades de recarga (conhecidas como charging piles) chegou a 16,696 milhões, um aumento de dez vezes em relação a 2020.

Somente nos sete primeiros meses de 2025, foram adicionadas 3,878 milhões de novas unidades, um salto de 93,2% em comparação com o mesmo período do ano passado. Deste total, 623 mil são de uso público (alta de 28,9%), enquanto as instalações privadas cresceram 113,6%, com 3,255 milhões de novos pontos. Hoje, a relação entre novos carregadores e o crescimento da frota de veículos eletrificados é de 1:1,8, indicando que a infraestrutura está crescendo no mesmo ritmo das vendas, que somaram 6,913 milhões de unidades no mercado interno no mesmo período.

O avanço na adoção dos elétricos também impulsionou o consumo de energia elétrica. De acordo com Du Zhongming, diretor do Departamento de Eletricidade da NEA, o consumo de energia para recarga e troca de baterias cresceu mais de 40% nos primeiros sete meses do ano. Somente em julho de 2025, foram consumidos cerca de 7,71 bilhões de kWh para abastecimento, um aumento de 1 bilhão de kWh em relação a junho, o que representa alta de 53,9% em relação ao ano anterior e 14,9% em comparação com o mês anterior. Esse volume é utilizado principalmente por ônibus e veículos de passeio, com participação menor de veículos de logística, limpeza urbana e táxis.

O mercado de operação de pontos de recarga continua concentrado em poucas empresas. Até julho de 2025, os 15 maiores operadores controlavam 84,1% de todos os pontos públicos. As líderes são a TELD, com 807 mil unidades, a Star Charge, com 703 mil, e a Yunkuai Charge, com 656 mil.
LINHA 2026 da BYD: o que mudou no KING, SONG PRO, SONG PLUS E SONG PREMIUM. VEJA O VÍDEO!
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
