Veja como tirar você mesmo riscos da pintura do carro em três etapas
Riscos são comuns no dia a dia e o uso de ceras e polidores combinados pode ajudar a diminuir um prejuízo bem alto

Ter o carro riscado é algo muito comum. Seja com algum produto em contato com a pintura, seja com a própria roupa ao passar próximo do veículo ou mesmo por maldade, o risco pode prejudicar o brilho do carro. Mas ao invés de ir direto a um serviço de pintura, alguns passos simples podem resolver isso com custo muito baixo.
Antes de tudo, é preciso entender que a pintura do veículo é composta por várias camadas, sendo a última de um verniz que confere brilho e aspecto reluzente ao veículo. Os riscos, geralmente, alcançam a parte do verniz e raramente chegam até a primeira camada de pintura.
Quando há um risco superficial será muito mais fácil retirá-lo com as dicas a seguir. Se ele for mais profundo, significa que atingiu alguma camada da tinta e pode ser necessária uma intervenção mais séria.
Como remover os riscos da pintura?

O primeiro passo é fazer uma limpeza completa da superfície. Ela pode ser feita com água e sabão ou com um produto de limpeza a seco para remover a poeira e outros itens depositados na superfície.
O segundo passo é utilizar uma massa de polir número 2 com auxílio de uma esponja aplicadora. A remoção deve ser feita com um pano de microfibra em movimento circulares.
O terceiro passo é usar cera automotiva que pode ser do tipo carnaúba ou algum outro produto a base de água para devolver o brilho a pintura. A cera é aplicada como a massa de polir e o polimento também deve ser feito com pano de microfibra.
Pode ser que em alguns casos o risco seja bem mais profundo. Nesse caso se pode recorrer ao serviço de um polidor profissional, o que é mais indicado. Mas com um pouco de habilidade também pode ser feito dessa forma: com o auxílio de uma lixa 1500 faça a limpeza da superfície e aplique massa de polir. Depois remova a massa.

Como terceiro passo utilize uma lixa 2000. Nos dois casos, ao aplicar a lixa borrife um pouco de água para evitar que o risco se torne profundo. Sempre ao passar a lixa utilize em um sentido único e não em movimento circulares.
Depois o processo deve ser seguido com massa de polir e ser automotiva como nos passos anteriores. Com estas dicas, será possível remover riscos superficiais ou até mais profundos da pintura do carro.
Vale a pena lembrar que semanalmente é recomendado fazer a lavagem com água e sabão neutro e também o enceramento do veículo uma vez ao mês, sempre preferindo produtos feitos à base de água e a remoção deve ser feita com um pano felpudo de microfibra.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














