Fiat Strada Ultra e VW Saveiro Extreme 2024: qual a melhor picape?
Saveiro se renova em busca da Fiat Strada, que é um projeto mais novo: neste comparativo queremos ajudar o consumidor a tomar sua melhor decisão
Autos Carros|Marcos Camargo Jr e Marcos Camargo Jr.
A Fiat Strada estreou sua atual geração há três anos, enquanto a Saveiro voltou com alguns ajustes usando a antiga plataforma e com novas versões. A Fiat foi mais ousada e trouxe motor 1.0 turbo com câmbio CVT para a Strada, que é o veículo mais vendido do Brasil há um bom tempo, enquanto a Volkswagen foi mais conservadora na decisão de mexer na sua compacta. Olhando para as versões topo de linha tanto da Strada quanto da Saveiro, qual delas é a melhor picape compacta?
O R7-Autos Carros comparou as duas picapes lado a lado para mostrar dimensões, motorização, itens de série e preço para o consumidor decidir qual delas atende melhor seu propósito.
Dimensões: vantagem pequena para a Saveiro.
O visual mais urbano da Strada incorpora a nova dianteira com para-choques reforçados, faróis em LED, o emblema "turbo" na lateral, caçamba com capota marítima e santoantônio integrado ao rack de teto. Mede 4,48 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,57 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Proporcionalmente, a Strada é um pouco menor, porém mais larga do que a Saveiro.
A picape da Volkswagen tem o visual com nova grade e para-choques bojudos, emblemas Extreme nas laterais, novas rodas, caçamba com capota marítima e santoantônio que segue a mesma receita da rival. Mede 4,49 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,56 m de altura e 2,75 m de entre-eixos.
Capacidade de carga: Strada leva mais com mais volume
A caçamba é uma vantagem competitiva quando se trata de picapes derivadas de automóveis. A Strada tem 844 litros de capacidade e 650 kg de carga útil, graças à sua caçamba elevada de certa forma inspirada na Toro.
A Saveiro tem 645 litros de volume e leva um pouco menos de carga: 638 litros, menos que a rival da Fiat.
Motor da Strada rende mais, anda mais e é mais econômico
A motorização da Strada e da Saveiro mostra escolas e escolhas diferentes. Na Volkswagen a escolha foi por deixar o 1.6 MSI aspirado de 4 cilindros só com câmbio manual. O motor tem 116 cv e 16 kgfm de torque que faz 0-100 km/h em 10,2 segundos. A relação peso/potência é 9,78 kg/cv e ela pesa 1.135 kg.
Já a Fiat trouxe o motor GSE T200 para a Strada Ultra. É um três cilindros turbo associado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas. Tem 130 cv e 20 kgfm de torque e faz 0-100km/h em 9,5 segundos, relação peso/potência 9,62 kg/cv e pesa 1.251 kg.
O consumo da Fiat Strada também é melhor. Ela faz entre 8,3 e 9,4 km/l com etanol e 12,1 e 13,2 km/l com gasolina. Já a Saveiro faz entre 7,8 e 8,9 km/l com etanol e 11,3 e 12,6 km/l com gasolina.
Escolas distintas
A Saveiro tem cabine dupla, mas somente duas portas. Sentar atrás significa tentar encontrar uma posição confortável, pois ela é mais alta e, apesar do melhor entre-eixos, menos cômoda que a Strada. Ela traz o mesmo acabamento interno já conhecido como heranças do Gol, detalhes novos no painel, novo fundo do painel analógico com centro digital, multimídia Composition Touch com espelhamento com fio, e tem como vantagem o freio a disco nas quatro rodas. Tem ainda sensor de partida em rampas, dois airbags, banco do motorista com ajuste em altura e sensor e câmera de ré.
A Strada ainda se mantém atual. Na versão Ultra há uma nova cobertura no painel, volante com revestimento de couro, bancos de couro com assinatura "ultra" com detalhes em vermelho e painel analógico com display digital maior, com 3,5 polegadas. A multimídia é mais atual com espelhamento sem fio, há faróis em LED, botão Sport no volante e carregador sem fio de celulares, e o ar-condicionado é automático e digital.
Olhando para os números é clara a vantagem da Fiat Strada, mas ela também cobra seu preço. A versão topo de linha custa R$ 132,9 mil. Já a Saveiro Extreme é mais tradicional e, embora antiga, menos equipada e com câmbio manual, é bem mais em conta; sai por R$ 114,5 mil.
Para consumidores que querem a vantagem competitiva de carga da Strada terá ainda o melhor pacote de itens de série. Mas quem quer um produto mais tradicional e não quer motor turbo nem câmbio automático pode seguir pela via segura de um produto mais antigo, porém mais tradicional e de baixa manutenção.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.