Confirmado no Brasil, Fiat Grande Panda faz sucesso na Itália?
Compacto da Fiat foi o carro mais vendido em agosto e ajudou a recuperar os números da marca do grupo Stellantis

A Stellantis confirmou o lançamento do Grande Panda no Brasil em 2026. Recentemente o R7-Autos Carros foi até Turim, na Itália, para conhecer a versão europeia do carro que foi lançado como elétrico, ganhou versão híbrida leve no início do ano e só agora ganhou uma versão somente a gasolina. Mas esse carro faz sucesso em sua terra Natal?

Dados da associação de fabricantes da Itália, a Unrae, equiavalente a nossa Anfavea, mostram que o mercado italiano vem reduzindo sua queda que hoje está em torno de 3,7% por ano e em agosto 67.272 veículos novos foram vendidos por lá. A Fiat tem a liderança com 9,3% de participação seguida pela Toyota com 8,4%, Volkswagen com 7,1% e Dacia com 6,%. Ainda que tenha um portfólio bem enxuto a Fiat conseguiu liderar as vendas com 6.266 unidades vendidas no mês passado.

É um momento de recuperação para a marca que havia apostado na eletrificação mas o consumidor não respondeu tão bem em função dos preços altos dos seus modelos elétricos. Com o lançamento das versões híbridas as vendas esse ano cresceram 31% mostrando o quanto a empresa acertou em lançar versoes que combinam motor elétrico com gasolina.

O Fiat Panda hoje vendido com 3 motorizações (1.2 a gasolina, 1.2 híbrido leve 48V e elétrico com 113cv) vendeu 3.326 unidades no mês passado e foi o líder de mercado respondendo a afirmação do título. A segunda posição ficou com o Dacia Sandero, com 2.442 unidades, mostrando o desejo do consumidor por modelos de entrada. O Jeep Avenger, também confirmado aqui no Brasil, foi o terceiro com 2.374 unidades vendidas em agosto e o Yaris Cross da Toyota foi o quarto com 1.698 unidades. Ainda na linha dos carros de entrada o Dacia Duster foi bem com 1.634 unidades, Yaris com 1.593 unidades, VW T-Roc com 1.360, MG ZS com 1.358, Ford Puma com 1.343 unidades e Kia Sportage com 1.152 unidades na décima posição.

Os dados mostram crescimento consistente da Fiat acima da média do mercado italiano em queda. O Grande Panda tem sido uma virada de chave posicionado abaixo do Fiat 500 que também recebeu versão híbrida após uma queda forte de volume quando somente o motor elétrico estava disponível.
GRANDE PANDA: será o sucessor do Uno no Brasil? Conheci de perto! VEJA O VÍDEO!
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
