Conheça o segredo que a Jeep “escondeu” no Cherokee do Salão do Automóvel
SUV médio antecipa as linhas do Compass 2027 que será feito no Brasil

Quem visitou o salão do automóvel pode ter ficado intrigado ao ver no estande o Jeep Cherokee. Afinal, a Jeep não confirmou o seu lançamento e não trouxe nenhuma informação do SUV médio. Mas à medida em que o tempo passa fica claro que ao expor o Cherokee no evento a Jeep queria mostrar o estilo do Compass e os futuros lançamentos da marca.

E em breve teremos muito desse estilo presente nos carros da marca no Brasil. Estamos falando da estrela da casa que será o Avenger mas também do Compass que chega um pouco mais adiante podendo estrear no fim do próximo ano como modelo 2027.

O conceito do projeto do Jeep Compass está em um desenho ainda conectado com suas origens: o logo das sete barras continua ali, bem como as linhas angulosas e uma traseira com lanterna conectada. O novo Compass usa a plataforma STLA Medium já adotada pelo Dodge Charger e Peugeot 3008.

Nas medidas, o novo Jeep Compass tem 4,54m de comprimento, 2,77m de entre eixos, 1,90m de largura e 1,67m de altura. São 13cm a mais de entre eixos e 14cm no comprimento total.

Por dentro a evolução também é muito grande. Há um painel horizontal de 10 polegadas e uma multimídia no mesmo formato com 16 polegadas. As linhas, mais horizontais, contribuem para uma sensação de espaço maior, assim como o console central com câmbio de botão e carregador de celular sem fio. Há novidades como sistema autônomo aprimorado nível 2 e com atualização Over-The-Air.
Na Europa: híbrido ou elétrico
No mercado europeu, a partir de Melfi, na Itália, o novo Compass terá opções sempre eletrificadas. Há um motor 1.2 turbo de 147cv e 23kgfm de torque com sistema híbrido leve de 48V, um híbrido plugin com o motor 1.2 e um propulsor elétrico menor que soma 197cv e 35kgfm com bateria de 19kwh e 83km de autonomia.

Além dos dois modelos híbridos, o Compass EV estreia em duas opções: uma com 213cv e 35kgfm com bateria de 74kwh (autonomia de 500km) e outra de 234cv e 35kgfm com bateria de 96kwh e 650km de autonomia e uma terceira com 380cv de tração integral e 600km de autonomia.
No Brasil será “no mínimo” híbrido leve
Ainda é cedo para cravar, mas a Stellantis já deixou claro no seu cronograma de eletrificação que o Jeep Compass terá algum nível de hibridização. E para um carro desse porte certamente ele terá um sistema híbrido leve de 48V mas também pode ter versões híbridas com sistema pleno tornando-o mais competitivo para seguir líder no futuro.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














