Em 2025, Peugeot 2008 será híbrido com motor do Pulse e Fastback
Motor T200 com sistema híbrido leve estará na Peugeot que já testa o SUV
Em 2025 a Stellantis irá acelerar o processo de eletrificação dos seus modelos. Depois de lançar o Pulse e Fastback com sistema híbrido leve, o próximo passo deve vir com a Peugeot. A marca francesa já testa o 2008 por aqui escondendo emblemas e detalhes que virão junto com a versão eletrificada, afinal ainda é cedo para fazer qualquer mudança no SUV que estreou a nova geração há seis meses.
Híbrido leve
No caso da Peugeot a solução será similar à usada pela Fiat. O sistema conta com o motor T200 1.0 turbo com transmissão do tipo CVT de sete velocidades, além de uma máquina elétrica multifuncional, que substitui o alternador e o motor de partida com cerca de 4cv.
Desta forma, a tecnologia híbrida dual-battery é capaz de gerar torque adicional para o motor térmico e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido de 68 Ah e de íon de lítio de 11Ah. As duas são de 12V e fornecem energia ao motor elétrico. Assim, esse motor que é conectado ao virabrequim por uma correia ajuda a reduzir a força do propulsor a combustão e gerar economia na razão de cerca de 10% em consumo e emissões em 16% segundo a marca.
Na prática o sistema tem um alternador e motor de partida unidos no mesmo sistema alimentado por duas baterias, sendo uma de íons de lítio e outra de chumbo ácido, que são controladas por um sistema Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias – DBSM, que é usado para conectar, separar ou controlar as duas baterias conforme a estratégia da central eletrônica, o que confere uma operação eficiente e carga adequada.
Por fim, o novo Peugeot 2008 híbrido não deve ter alteração visual, só que assim como Pulse e Fastback, o sistema eletrificado deve equipar as versões mais caras como Allure e GT. Também há pistas de que o mesmo sistema esteja disponível no 208 com sistema híbrido leve para disputar com o Chevrolet Onix que receberá solução similar ao londo de 2025.
A Peugeot, que é uma marca de posicionamento mais tecnológico dentro da Stellantis e já tem o e-2008 e o e-208, pode lançar o e-3008 e o e-5008, além do sedã e-408. Nestes três casos o motor será elétrico caso o lançamento se confirme.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.