Fiat Argo Trekking 2023 1.3 CVT fica mais econômico; veja avaliação do R7
Nova transmissão simula sete velocidades e casa bem com motor 1.3 Firefly de 107 cv
Autos Carros|Do R7 e Marcos Camargo Jr.
Em janeiro deste ano a Fiat lançou a linha 2023 do Argo, que ganhou transmissão automática do tipo CVT nas versões Drive 1.3 AT, que é vendida por R$ 90.990, e na topo de linha Trekking 1.3 AT, que é oferecida por R$ 96.990. Com isso, o hatchback com câmbio CVT pode brigar as versões automáticas do Peugeot 208, Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Citroën C3. Inclusive, o modelo da Fiat é o carro automático mais barato vendido no Brasil. Portanto, para ver realmente se o casamento dessa nova transmissão com o consagrado motor 1.3 Firefly de 107 cv ficou bom para o dia a dia, o R7 Autos Carros testou por uma semana a opção Argo Trekking CVT 2023.
NOVO FIAT ARGO 1.3 CVT Trekking 2023 mais barato que Citröen C3, Peugeot 208, Onix e HB20. Veja o vídeo!
O Fiat Argo CVT Trekking 2023 ficou mais confortável para quem dirige, uma vez que a transmissão automática é ideal para o trânsito das grandes cidades. O câmbio traz uma central eletrônica, que permite ao hatchback ter respostas mais rápidas, além de contar com uma relação mais alongada das marchas. Na estrada, por exemplo, o modelo facilmente entra na sétima marcha, o que o faz ser ainda mais econômico do que a versão manual, que já foi testada pelo R7 Autos Carros.
O novo câmbio automático CVT trabalha muito bem com o motor 1.3 litro Firefly, que entrega até 107 cv com torque de até 13,7 kgfm. Vale lembrar que esse conjunto mecânico está presente no Fiat Pulse. O motorista sentirá que o Fiat Argo CVT é bom em arrancadas, mas tem um leve retardo nas retomadas. Contudo, não atrapalha no uso do dia a dia. Essa transmissão ainda conta com os modos condução automático, sport e manual, esse último permite passar as marchas como um câmbio manual.
No dia a dia se nota a direção leve e boas respostas dentro do esperado. Na cidade o motor 1.3 é ágil, mas em aclives e retomadas mostra sua limitação natural de 107cv.
Em relação ao consumo, o Fiat Argo CVT Trekking 2023 faz com gasolina 12,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. Já com etanol faz 8,9 km/l no trecho urbano e 10,1 km/l no trecho rodoviário. Esses números o deixam bastante competitivo no segmento de hatchbacks no Brasil.
Não houve mudanças na suspensão, que continua do tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. Já a traseira traz suspensão do tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal. Com isso, o Fiat Argo CVT é bastante confortável para todos os passageiros e resistente aos buracos das ruas brasileiras.
Além disso, não houve mudanças visuais no Fiat Argo CVT Trekking 2023, que continua com visual aventureiro com apliques no capô e laterais e com rodas de 15 polegadas com pneus 205/60 para uso misto.
Equipamentos e ficha técnica
O Fiat Argo CVT Trekking 2023 é o mais completo da gama. Portanto, vem equipado com faróis de neblina, piloto automático, direção elétrica progressiva, controle eletrônico de tração e estabilidade, computador de bordo, câmera de ré, central multimídia Uconnect de 7 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay, o que é de bom tamanho e de fácil manuseio, sensor de estacionamento traseiro, entre outros itens.
O Fiat Argo CVT Trekking 2023 mede 4,03 metros de comprimento, 2,52 metros de entre-eixos, o que é bom para os passageiros que vão sentados no banco traseiro. Aliás, os bancos são de couro e tem apliques exclusivos para essa versão. O modelo tem 1,56 metro de altura, 1,75 metro de largura e porta-malas com 300 litros de capacidade, o que permite carregar algumas malas e toda a compra do supermercado.
*Com a colaboração Felipe Salomão
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.