Geely apresenta carregador de 2,25 MW e supera potência do Flash Charging da BYD
Sistema usa inteligência artificial para controlar a recarga e, em testes da marca, levou a bateria de 10% a 70% em quatro minutos e meio
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A disputa pela recarga mais rápida dos carros elétricos ganhou um novo capítulo na China. E por enquanto, a batalha foi vencida pela Geely, que apresentou o Smart Charging, sistema que combina uma estação capaz de entregar até 2.250 kW (2,25 MW) com baterias preparadas para receber altas potências. O número supera os 1.500 kW (1,5 MW) anunciados para o Flash Charging da BYD, uma diferença de 50% na potência máxima dos equipamentos. Isso, porém, não significa que qualquer carro conectado à estação da Geely receberá 2,25 MW: o resultado depende também da capacidade da bateria e do veículo.
Geely EX2 Max verde estacionado em São Paulo
Marcos Camargo Jr. 16.07.2026
Segundo a Geely, os modelos Lynk & Co 10 e Zeekr 001 (este vendido no Brasil), usados em seus testes passaram de 10% a 70% em 4 minutos e 30 segundos e chegaram a 97% em 8 minutos e 40 segundos.

Veja Também
Para atingir esse desempenho, a empresa empregou uma bateria capaz de suportar uma taxa de recarga de até 12C. Os tempos divulgados são resultados da fabricante em condições específicas e não devem ser tomados como referência para todos os elétricos da marca.

O sistema Xingrui PowerMind usa inteligência artificial para ajustar a corrente e o resfriamento conforme as condições da bateria durante a operação. A Geely afirma que consegue prever a variação de temperatura com até 30 segundos de antecedência. Há refrigeração líquida desde o equipamento e o cabo até a porta de recarga e a bateria do carro. A montadora também atribui a um processo de micropulsos um ganho de até 20% na vida útil da bateria, resultado que ainda precisa ser observado no uso prolongado.
BYD no páreo. A comparação com a BYD mostra como as fabricantes chinesas passaram a disputar também a infraestrutura de recarga. A BYD apresentou no Brasil seu Flash Charging de 1,5 MW e anunciou um plano de instalar cerca de mil carregadores no país até o fim de 2027. Já a Geely divulgou o Smart Charging por meio de sua operação brasileira, mas não anunciou a instalação das estações de 2,25 MW no Brasil.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp



































