Gol, Onix e Uno: pontos positivos e negativos dos usados mais vendidos
Motorização é simples nos três casos: veja o que observar em cada modelo

O Brasil tem uma frota antiga e um amplo mercado de veículos usados. A cada mês, mais de 1 milhão de veículos são transacionados em todo o país e é nessa hora que os veteranos aparecem. Só em setembro desse foram vendidas 74 mil unidades do Volkswagen Gol, 41 mil do Chevrolet Onix e 38 mil unidades do Fiat Uno. Para quem quer um carro barato e acessível, o R7-Autos Carros detalha quais são os pontos positivos e negativos dos usados mais vendidos do país. Vale lembrar que os preços variam muito e o foco desse artigo é detalhar os pontos importantes antes de adquirir um VW Gol, Chevrolet Onix e Fiat Uno.
Volkswagen Gol
O Gol foi lançado pela Volkswagen em maio de 1980 no Brasil. Tornou-se, por décadas, um dos carros mais vendidos do país — foi líder de vendas por 27 anos consecutivos, entre 1987 e 2014. Na sua produção, atingiu mais de 8 milhões de unidades. Comprar um Gol usado é certeza de liquidez e manutenção acessível conhecida pelos mecânicos mas com cuidados diferentes a cada geração.

Em termos de motorização, nas primeiras gerações o Gol usava motores mais simples. Por exemplo, na geração G1, começou com motor 1.3 litros refrigerado a ar com cerca de 42 cv. Nas gerações seguintes passou a usar motores AP refrigerados a água, versões 1.0, 1.6, 1.8 (dependendo do ano) conforme a evolução do mercado e das regulamentações. Também usou motores da linha MSI e MPI 1.0 ou 1.6 nos últimos modelos.

Pontos positivos: ampla rede de manutenção e peças bem disponíveis, boa valorização de usado para seu tempo, histórico de boa aceitação no mercado. Pontos negativos: dependendo da geração e acabamento, acabamento interno simples, versões antigas com menos segurança (airbags, estrutura) e consumo relativamente maior nas versões maiores. Também, versões já muito usadas podem apresentar desgaste de suspensão, ferrugem ou problemas de manutenção acumulados.
Na compra: verifique a quilometragem, histórico de manutenção, estado da lataria (especialmente em carros de décadas anteriores), se foram feitas modificações ou acidentes, e peças de desgaste como suspensão, freios e câmbio manual (nas versões mais antigas) ou automatizados. Também é preciso ter cuidado com uso de peças de má qualidade, na linha AP os cuidados com vazamentos e na linha MPI e MSI problemas de ignição como bobina, cabos de vela entre outros.
Chevrolet Onix
O Onix foi lançado pela Chevrolet no Brasil em 2012. Em 2025 já havia ultrapassado a marca de 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, tornando-se o modelo mais produzido da GM no país. Inicialmente disponível com motores quatro cilindros de fácil manutenção 1.0 e 1.4 litros, o 1.0 entregava cerca de 80 cv (etanol) e o 1.4 cerca de 106 cv (etanol). A nova geração surgiu em 2019 usando os motores Ecotec aspirado de 80cv e turbo de 116cv com três cilindros e correia banhada a óleo, um propulsor eficiente mas com manutenção cuidadosa. A correia já resultou em problemas para muitos donos de Onix que precisam ter cuidado na troca de óleo e verificação do componente.

Pontos positivos: boas tecnologias em versões mais recentes, bom consumo na motorização 1.0, manutenção razoavelmente acessível, oferta alta de peças pelos volumes vendidos e bom valor de revenda com excessão da nova geração que no mercado de usados é oferecida com grandes descontos . Pontos negativos: versões iniciais mais básicas podem ter menos acabamento ou menos equipamentos de segurança; versões usadas com alto rodado podem ter maior desgaste de itens como injeção, câmbio automático e outros sistemas mais sofisticados; atenção para recall ou histórico de manutenção.

Na compra: verifique se o histórico de manutenção está em dia, em especial filtragem, correias, câmbio automático (caso tenha) ou câmbio manual; cheque multas ou incidentes que possam ter comprometido estrutura; prefira versões com histórico de revisões em concessionária e verifique o estado da central multimídia, se tiver. No caso dos modelos 2019 em diante (modelo 2020) ver o histórico de manutenção, estado da Correia entre outros itens.

Fiat Uno
O Uno no Brasil foi lançado em 1984 pela Fiat, e a versão Uno Mille, com motor 1.0 litro, foi apresentada em 1990 como primeiro carro 1.0 do país. É reconhecido por sua mecânica simples e manutenção acessível.

No motor, por exemplo, as primeiras versões usavam o motor Fiasa 1.050 cm³ com cerca de 52 cv. Mais tarde, versões 1.0 foram evoluindo e a plataforma foi modernizada, inclusive com motor Fire-Flex em versões posteriores. Teve versões 1.5 e 1.6 no passado mas a partir do Fire sempre foi 1.0.

Pontos positivos: manutenção simples e peças muito fáceis de encontrar, bom consumo, custo de seguro e manutenção geralmente baixos, adequado para uso urbano ou como carro de entrada. Pontos negativos: acabamento simples, segurança inferior em versões mais antigas (menos airbags, menos equipamentos), pode exigir mais atenção em termos de acabamento, suspensão, ruído, desgaste de tempo; versões muito antigas podem ter desgaste acentuado.

Na compra: priorize unidades bem conservadas, com histórico de manutenção; verifique suspensão, trem de rolamento, possível ferrugem (em carros com muitos anos), estado da parte elétrica (motores mais antigos menos tecnologizados); atenção ao consumo e potência reduzida se precisar de mais desempenho em rodovias.
Conclusão
Para quem está buscando um usado dos três mais vendidos, considere o seguinte: o Gol oferece história e ampla rede de manutenção, o Onix traz tecnologias mais modernas e boa valorização, e o Uno pode ser uma escolha muito econômica, especialmente para uso urbano básico. Em todos os casos, avaliar a procedência, histórico de manutenção, estado geral do veículo (motor, câmbio, suspensão, lataria, elétrica), pedir laudo cautelar antes de decidir pela compra, analisar as exigências de uso (rodagem diária, estrada, cidade, carro para lazer ou viagens longas entre outros). Isso ajuda a escolher o carro que mais se encaixa no perfil e no seu orçamento.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
