Toyota Hilux dá partida com um simples 'ímã'? Veja a verdade sobre a história
Vídeo viralizou nas redes e mostra Hilux furtada após partida que teria sido feita por um simples imã
Autos Carros|Marcos Camargo Jr e Marcos Camargo Jr.

Um vídeo que circula nas redes sociais levantou uma dúvida sobre a segurança da linha de Pickups Toyota Hilux. No vídeo que viralizou no Instagram, uma pick-up da linha que foi produto de furto no estado do Acre teria sido ligada apenas com a proximidade de um ímã junto ao botão de partida.

Mas o que é verdade nessa história? Em primeiro lugar, o ímã não tem nenhuma função se não trouxer consigo a programação de ignição do carro. Como o carro foi furtado, é bem provável que um ladrão teria tido acesso à chave anteriormente e com ela fez uma cópia da programação.

Portanto, a afirmação de que a pick-up Toyota Hilux teria sido ligada com um ímã pode ser verdadeira. Mas esse ímã já trazia consigo a programação para ligar aquele carro especificamente. Assim, vale sempre o cuidado de não entregar a chave a qualquer pessoa.
A chave original do carro tem um dispositivo chamado transponder. Ele faz parte da chave original (mas fica fechado no compartimento do controle) e também na chave reserva, podendo ser retirado pela lateral. Essa chave não deve ser entregue a ninguém, mas guardada em casa e em segurança. É muito difícil fazer uma cópia desta chave original, pois a carcaça precisa ser aberta e o dispositivo, retirado, para fazer a cópia que exige uma complexa programação eletrônica. Mas isso é mais fácil na chave cópia. Por isso, ao deixar o carro com alguém como um manobrista deixe sempre o controle original.

“A Toyota do Brasil informa que o objeto apresentado no vídeo não é um pedaço de ímã, mas sim algo que se assemelha a um componente interno da chave de ignição, que pode ter sido extraído de uma das chaves originais do veículo ou clonado ilegalmente. Portanto, é importante ressaltar que essa ação não denota um defeito de produto, mas sim uma cópia não autorizada da chave eletrônica do carro. Seguindo os compromissos de qualidade, confiabilidade e segurança que a marca tem com seus clientes, a empresa afirma que não registrou falhas relacionadas a este sistema, amplamente utilizado por várias marcas automotivas em todo o mundo, e que está sempre em busca de constantes melhorias para seus veículos”, diz a empresa em nota.