Já aceleramos o novo elétrico popular da GM: Spark EUV
SUv roda até 300km e mira diretamente o Dolphin GS da BYD

A GM apresenta hoje em Brasília o Spark EUV, seu primeiro modelo elétrico com preço mais acessível que tem proposta de SUV compacto e preço de R$ 159,9 mil. O Spark é produzido na China será o primeiro elétrico nesta nova fase da GM brasileira ao lado do Captiva que chega até o final do ano.

GM apresenta o carro elétrico em Brasília, cidade que mais concentra elétricos no país. 10,5% das vendas de elétricos no país acontece no Distrito Federal.

Produzido na China pela Baojun o Spark foi mostrado em janeiro durante o evento de 100 anos da Chevrolet no Brasil. Agora as vendas estão liberadas em 138 das mais de 600 concessionárias existentes no país.
Visual de SUV off road e boa lista de itens de série
O design do Spark segue linhas mais quadradas mas teve uma boa “tropicalização” para receber o logo escuro da GM. Se trata de um carro compacto com visual “boxy” de orientação mais quadrada e parece menor por fora do que por dentro.

Nas dimensões o Spark EUV tem 2,56m de entre eixos e comprimento de apenas 4 metros com 1,72m de altura e 1,76m de largura. O porta malas tem 355 litros expansível para 916 litros com o banco traseiro rebaixado e mais 35 litros para pequenos objetos sob o capo dianteiro.

O novo SUv elétrico tem três modos de condução, chave presencial “smart welcome”, câmera 360° e pacote ADAS com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção em faixa, alerta e frenagem de emergência, banco do motorista com ajuste elétrico, ar condicional digital, rodas aro 16” e outros itens de série.
Motor do Spark
O Spark EuV tem motor elétrico de 101cv e 18,3kgfm de torque. A aceleração de 0-100km/h é feita em 11,2s e a máxima é de 150km/h. Segundo a GM o desempenho do SUV compacto é similar ao do Onix turbo com a vantagem do torque imediato. A bateria de lítio ferro fosfato tem 42kw e a autonomia é de 258km no ciclo Inmetro e 299km no ciclo WLTP do Inmetro. A potência máxima de carga é de 50kw o que permite fazer cargas em menos de 1h em carregadores rápidos.

Segundo a GM 85% dos clientes do Spark farão uso urbano e 45% terão o SUV como único carro na garagem. A Chevrolet rodou 150.000 quilômetros com o novo Spark e embora não tenha participado do desenvolvimento a Baojun (fabricante chinesa) recebeu aprimoramentos da engenheira brasileira.
Primeiro teste com a novidade
Testamos o Spark nas vias da capital Federal onde o SUV compacto surpreende primeiro pelo espaço interno bem aproveitado. A posição de dirigir é agradável e o volante é um pouco inclinado tendo apenas ajuste de altura.

Ao acelerar o carro os 18,3kgfm de torque aparecem de imediato com seus 101cv de potência. Silencioso e estável, o que é interessante para um carro bem alto, o Spark se vale da boa largura calçado com rodas aro 16. A direção é leve e bem calibrada e se nota que diferente de boa parte dos carros chineses, o Spark é comunicativo na suspensão e não flutua como seus concorrentes.

O acabamento interno é de boa qualidade sendo superior aos Onix e Tracker por exemplo tendo couro até mesmo na porta traseira, suportes de mão para os passageiros e luzes de cortesia em LED. Entre os pontos que poderiam ser bem melhores estão o único ponto de carga que é USB-A, o apoio de braço e console central sem abertura para um porta objetos e também ausência de um teto solar.

Apesar disso o primeiro contato com Spark se revelou bastante positivo. Nas próximas semanas devemos testá-lo em termos de autonomia e de desempenho para uma análise mais precisa.

O Spark EUV será vendido em seis cores: Azul Atlantico, Azul Nil (mais escuro), Amarelo Canário, Preto Rio Negro, Cinza Redentor e Branco Cupuaçu.

Segundo a GM hoje já existem 50 modelos elétricos à venda no país de 20 marcas diferentes. “Dolphin e Mini Dolphin trouxeram aceleração nesse segmento e estamos introduzindo o Spark em um segmento que mais cresce no país que é dos SUVs” lembrou Paula Saiani, diretora de marketing da GM.

Santiago Chamorro, CEO da GM na América do Sul também esteve no evento para anunciar a montagem em SKD do Spark na fábrica da Comexport em Horizonte/CE. Chamorro também destacou que outros veículos como o Captiva EV e até mesmo a versão híbrida que já existe em alguns países pode ser montada nesta mesma unidade.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
