Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Jaguar Land Rover se despede da produção nacional e fábrica de Itatiaia pode virar base da Omoda Jaecoo

Produção pode mudar de mãos já em julho com novo acordo

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Linha de produção da Jaguar Land Rover no RJ Marcos Camargo Jr. 08.06.2026

A Jaguar Land Rover está prestes a encerrar um importante capítulo de sua história no Brasil. Segundo informações reveladas pela revista Quatro Rodas, a partir de contatos com o Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiaia, a produção nacional da marca britânica deverá ser encerrada nas próximas semanas, marcando o fim das operações industriais da companhia em sua única fábrica da América Latina.Inaugurada em 2016, a unidade de Itatiaia (RJ) recebeu investimentos superiores a R$ 1 bilhão e foi a primeira fábrica da Jaguar Land Rover fora do Reino Unido. O complexo foi criado para produzir localmente os SUVs Discovery Sport e Range Rover Evoque, em um momento em que o mercado brasileiro de veículos premium vivia uma fase de expansão. A capacidade instalada é de 24 mil unidades por ano, embora a operação nunca tenha atingido volumes próximos desse patamar.


Linha de produção da Jaguar Land Rover no RJ Marcos Camargo Jr. 08.06.2026

Em uma pauta do R7-Autos Carros em 2024, quando a unidade completou 8 anos, a capacidade ocupada na planta girava em torno dos 10%.

Linha de produção da Jaguar Land Rover no RJ Marcos Camargo Jr. 08.06.2026

Procurada por diversos veículos, a JLR confirmou apenas que a produção segue normalmente durante o mês de junho e afirmou não ter mais informações a compartilhar neste momento. A expectativa, porém, é que as atividades sejam encerradas em julho gerando incertezas entre funcionários e também fornecedores. Reposicionamento global e menos novidadesA decisão ocorre em meio ao reposicionamento global promovido pelo grupo controlado pela indiana Tata Motors. Nos últimos anos, a Jaguar Land Rover passou a priorizar rentabilidade e produtos de maior margem, reduzindo a complexidade industrial e concentrando esforços em veículos de luxo e eletrificação.No Brasil, a operação local vinha perdendo relevância. Os volumes de produção permaneceram modestos e a renovação do portfólio nacional foi limitada. A marca continuará atuando no país por meio da importação, estratégia semelhante à adotada por diversas fabricantes premium.


Linha de produção da Jaguar Land Rover no RJ Marcos Camargo Jr. 08.06.2026

Ao mesmo tempo, a Jaguar atravessa uma profunda transformação global. A fabricante britânica prepara uma nova fase com posicionamento mais exclusivo e uma gama totalmente eletrificada, enquanto a Land Rover reforça sua estratégia focada em modelos de maior valor agregado. Chineses podem assumir a operaçãoCom a saída da JLR, a fábrica de Itatiaia já tem um forte candidato a assumir as instalações. A Chery Automobile, por meio das marcas Omoda e Jaecoo, negocia em estágio avançado a utilização da unidade fluminense para dar início à produção nacional. A informação foi inicialmente antecipada pelo jornalista Jorge Moraes, da CNN Brasil, e ganhou novos desdobramentos nas últimas semanas.Para a Omoda Jaecoo, a operação representa uma oportunidade rara. A marca encontraria uma fábrica pronta, licenciada, com mão de obra especializada e infraestrutura logística estabelecida, acelerando seus planos de nacionalização. A expectativa é que a produção comece já em 2027.

Omoda 4 azul estacionado Omoda/Divulgação

Omoda 4 aparece como favoritoNos bastidores, o Omoda 4 é apontado como um dos principais candidatos a inaugurar a produção brasileira. O SUV faz parte da ofensiva da marca chinesa, que prevê mais de dez lançamentos no país entre modelos a combustão, híbridos convencionais e híbridos plug-in.


Há ainda a possibilidade de utilização da estrutura para futuros veículos eletrificados da Jaecoo, alinhando a operação brasileira às estratégias globais da Chery.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.