Jeep Renegade, Compass e Commander ficam mais “fracos” em 2025: entenda
Novas regras de emissões alteram padrões de desempenho dos SUVs
A chegada do Proconve L8, que estabelece limites ainda mais rígidos para as emissões dos veículos produzidos em vendidos no Brasil, fará com que muitos veículos percam potência para atender aos padrões da lei. O site da Jeep no Brasil já passou a exibir os novos dados de potência e o motor T270 que equipa Renegade, Compass e Commander perdeu 4cv com gasolina e 9cv com etanol. O torque não foi alterado.
A informação começou a circular na internet e a Jeep confirmou que os novos dados são válidos para carros produzidos a partir de janeiro em cumprimento à lei. Unidades remanescentes produzidas em 2024 manterão os padrões anteriores de 180/185cv e 27,5kgfm de torque neste motor que equipa o trio de SUVs além da Toro.
Novos dados de potência
Agora o motor T270 passa a desenvolver 176cv e 27,5kgfm de torque e não mais 185cv de potência máxima. A recalibração ainda não foi confirmada pela Jeep oficialmente, mas a perda de potência também deve ser confirmada na Fiat Toro equipada com esse motor. Assim como o Pulse Fastback Abarth também devem ter potência reduzida.
Os recém-lançados motores 2.2 turbodiesel já presente na Rampage e em breve nos demais SUVs da Jeep e na Fiat Toro não sofreram alterações, bem como o 2.0 turbo a gasolina Hurricane 4 que está em algumas versões do Compass, Commander e na linha Rampage.
A Stellantis admitiu que a informação circulou pela própria rede de concessionários e em breve deve oficializar os novos números em um comunicado oficial.
Saiba mais sobre as novas regras do Proconve L8 nessa matéria especial.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.