Lexus UX 300h: teste da novidade que alia economia e sofisticação
Crossover supera os 18km/h e esbanja sofisticação ao volante mas preço é mais alto que o de um SUV híbrido plug-in

Presente no Brasil há 13 anos, a divisão Lexus tem uma “vida própria” além da Toyota e há cinco anos vende apenas produtos eletrificados no Brasil. Uma das últimas novidades da merca é o Lexus UX 300h, crossover baseado no Corolla Cross com conjunto eletrificado muito mais evoluído, perfil sofisticado e ao mesmo tempo com performance e economia de combustível. O R7-Autos Carros testou a novidade por uma semana em cerca de 800km combinando duas viagens e um trecho longo na cidade.

O perfil do Lexus UX 300h combina desenho arrojado e esportivo que combina com os demais produtos da marca. Com seus 4,50m de comprimento com 2,64m de entre-eixos não esconde o parentesco com o Corolla Cross. No entanto é bem mais baixo com 1,52m de altura, tem 1,84m de largura e infelizmente menos espaço a bordo. No banco traseiro, viagens longas podem ser desconfortáveis para a família e o porta-malas de 234 litros é pequeno como em um hatch compacto.

Mas a entrega de qualidade a bordo nem se compara. O Lexus UX 300h é muito bem feito combinando couro de qualidade com encaixes perfeitos de acabamento, bancos com ventilação e ajuste de altura e espaldar com botões de acabamento preto brilhante.

No painel, são 12,3 polegadas do conjunto digital com moldura esportiva e uma posição correta de direção, bem egonômico mesmo para motoristas mais altos. O console central não é alto demais e tem poucos botões com bom gosto e a multimídia de 12 polegadas tem resolução muito melhor que a de um Toyota assim como a câmera e a interface de uso com conexão sem fio de celulares Apple CarPLay e Android Auto. O som também tem excelente qualidade e agrada pela divisão sonora e o equilíbrio.

Motor deixa Toyota para trás
O conjunto híbrido do Lexus UX 300h é interessante ao combinar o 2.0 a gasolina com 152cv e 18,8kgfm de torque, lembrando que no Corolla Cross são apenas 101cv, associado ao motor elétrico de 112cv e 20,6kgfm de torque (no Toyota são 72cv). A potência combinada é de 198cv capaz de acelerar de 0-100km/h em 8,1s. As baterias são de íons de lítio com apenas 0,91kwh, sem autonomia elétrica, mas capaz de combinar bem com o motor a combustão para atingir economia especialmente na cidade.

O consumo médio do Lexus UX 300h chega a 17,3km/l na cidade e 14,9kgfm de torque na estrada. Em percurso rodoviário nosso teste de 800km bateu com o Inmetro mas na cidade superou os 18,5km/l em todos os percursos. Surpreendeu para um carro com 2100kg.

A suspensão tem um acerto macio e preciso sem as batidas secas presentes em um Corolla ou Corolla Cross. Isso se explica ao melhor dimensionamento da suspensão no Lexus feito bem ao gosto norteamericano.

O crossover é macio e agradável e de fato conquista ao volante seguindo o conceito Omotenashi de tratar muito bem o cliente. O Lexus traduz bem essa filosofia.

Além disso o UX 300h traz uma boa lista de itens de série como LEDs em todas as luzes internas (exceto no quebra-sol) e externas como os 102 leds da lanterna, teto solar pequeno porém presente, revestimento de teto preto, controle de cruzeiro adaptativo e pacote ADAS completo com alerta e frenagem automática, alerta de ponto cego e manutenção do carro na faixa entre outros como alerta de fadiga.

Só nos gráficos com ícones familiares é que se percebe estar a bordo de um Toyota.

O preço é elevado: R$ 299,9 mil, certamente alinhado aos concorrentes premium como BMW X1 e Audi Q3, mas alto demais para um carro com motor híbrido puro. Com seu nível de potência ou pouco mais é possível levar para casa um SUV híbrido plug-in chinês com pacote equivalente como BYD Song Plus ou mesmo o Song Premium no mesmo preçou ou ainda o GWM Haval H6 PHEV 34. É questão de gosto. De fato, o Lexus UX 300h vem de uma linhagem mais nobre e esbaja bom gosto ainda que esbarre no preço alto ele pode surpreender pela entrega para quem quer muito mais do que um Toyota na garagem.















