[Teste] Audi Q3 segue soberano entre compactos premium
Crossover pode fazer de zero a 100 km/h em 7 segundos e tem consumo de até 14,5 km/l
Autos Carros|Do R7 e Marcos Camargo Jr.
Lançado no Brasil em 2012, o Audi Q3 evoluiu tanto no visual quanto na mecânica ao longo dos anos mantendo seu DNA. A atual geração, vendida desde 2020, vem equipada com motor 2.0 litros turbo TFSI de até 231 cv, o que o permite fazer de zero a 100 km/h em apenas 7 segundos. Apesar de muita potência, o crossover consegue ser econômico na estrada, pois fez 14,5 km/l, mas deixa a desejar na cidade no teste do R7 Autos Carros. Veja avaliação.
Visualmente, o Audi Q3 Sportback Performance Black Quattro avaliado tem a pintura laranja chamada de Pulse, que atraia muitos olhares. Além, é claro, do desenho dinâmico dos modelos da marca das quatro argolas. As rodas são de 19 polegadas calçadas com pneus 235/50 e com um design clássico também chamam muita atenção.
Já o interior, tem um ponto a ser questionado, uma vez que o painel lembra muito os modelos da "irmã popular" Volkswagen. O cluster é digital de 10,25 polegadas e de fácil visualização do motorista, mas a central de apenas 8,8 polegadas deixa a desejar para um modelos premium, além de ter conexão com Android Auto e Apple Carplay apenas via cabo USB-C. Também não há carregador de smartphone por indução e o ar-condicionado é de duas zonas digital e com saídas para quem vai sentado nos bancos traseiros.
Por falar em bancos, tanto os dianteiros quanto os traseiros são confortáveis e tem um alto nível de acabamento. O motorista e passageiro dianteiro contam com regulagens elétricas. Já quem vai sentado atrás fica bem confortável, pois o Audi Q3 tem 2,68 metros de entre-eixos. O crossover ainda conta com teto-solar.
O Audi Q3 também é fácil de manobrar por ter um tamanho de 4,50 metros de comprimento e 1,84 metro de largura e 1,56 metro de altura. O porta-malas, que tem abertura e fechamento elétrico, comporta até 530 litros e tem uma base plana sem nichos, o que o deixa mais prático para carregar as bagagens de uma viagem, por exemplo. Contudo, com os bancos rebatidos pode comportar até 1.525 litros.
O Audi Q3 ainda vem equipado com faróis Full-LEDs, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixas, sistema de som SONOS Premium Sound System 3D, espelhos retrovisores externos ajustáveis eletricamente, chave Keyless, duas portas USB, assistente de partida em subida, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, freio de estacionamento eletromecânico com função Auto Hold, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, câmera de ré, controle eletrônico de estabilidade, sistema Start-Stop, entre outros.
Sob o capô, o Audi Q3 vem equipado com motor 2.0 litros turbo TFSI, que entrega 231 cv com 34,7 kgfm de torque. A transmissão é Tiptronic de oito posições e a tração é integral quattro. O modelo pode fazer de zero a 100 km/h em apenas 7 segundos.
De acordo com dados do Inmetro, o Audi Q3 pode fazer 10,1 km/l na estrada, mas durante a nossa avaliação, o modelo registrou 14,5 km/l. Para chegarmos a esse número fizemos uma média de 100 km/h, o que era a velocidade da rodovia. Já no urbano ficou abaixo da etiqueta do Inmetro, que marca 8 km/l. O R7 Autos Carros fez uma média apenas no trecho urbano de 7,1 km/l. Claro, sempre com gasolina.
Na prática do dia a dia
O Audi Q3 tem uma suspensão chamada pela marca de Conforto Brasil, que na prática deixa o modelo um pouco mais duro para aguentar os buracos das ruas brasileiras, melhorando o conforto, uma vez que o SUV chacoalha pouco para os passageiros e motorista. Em velocidades mais altas o volante fica ainda mais firme e a suspensão mais estável, conferindo confiança ao condutor.
Já o sistema de tração integral quattro é ideal para colocar o Audi Q3 em pistas off-road. Contudo, esse é modelo que privilegia conforto e esportividade. Portanto, o terreno acidentado tem que ser no máximo uma terra batida com poucos buracos, já que não vai querer estragar as rodas com desenho de cinco raios.
O motor 2.0 TFSI entrega a potência de 231 cv sem sufoco na larga ou na retomada, o que deixa o Audi Q3 com dirigibilidade de uma hatchback esportivo. A transmissão faz trocas precisas, que o motorista acaba nem percebendo durante o dia.
Vale a pena? Quanto custa?
O Audi Q3 é ideal tanto para uma pessoa jovem, que curte um visual mais moderno e esportivo, quanto para quem tem uma família, pois comporta muito bem até cinco pessoas sem nenhum aperto e tem uma boa capacidade de porta-malas. Já para quem quer utilizar o SUV todos os dias na cidade é importante saber que o consumo será um tendão de aquiles.
AUDI Q3 Black 2020: o Crossover Popular e compacto da Audi. Veja o vídeo!
O modelo avaliado pelo R7 Autos Carros foi o Audi Q3 Sportback 2.0 TFSI Performance Black quattro, que é vendido a partir de R$ 352.990. O principal rival premium é o novo BMW X1, que foi relançado recentemente no Brasil. Inclusive, o concorrente com motorização 2.0 litros TwinPower Turbo de 204 cv é mais barato custando R$ 328,9 mil, mas é menos potente.
*Com a colaboração Felipe Salomão
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.