Marca de motos chinesa lança scooter eletrica com bateria de sódio
Yadea lança quatro modelos com baterias mais eficientes de nova geração
A gigante chinesa Yadea que vende veículos elétricos em 80 países lançou uma nova linha de scooters elétrica com bateria de sódio. A scooter pode ser carregada 80% em 15 minutos com autonomia de 70km e preço a partir de 3.299 yuans, pouco menos de R$ 3 mil em valores convertidos. Estima-se que 350 milhões de motos elétricas urbanas circulem em toda a China.

São ao todo quatro modelos equipados com baterias de sódio-íon com preços a partir de 3.299 chegando a 4.299 yuans, cerca de R$ 3.500. Os modelos “Q1”, “DE3”, “G30” e “Q50” já tiveram a pré venda iniciada na China onde a Yadea tem sete fábricas.

Os veículos de duas rodas estão equipados com a Bateria de Sódio Yuji, que usa material de “carbono rígido” para seu eletrodo negativo. Essas baterias tem uma densidade energética A bateria de sódio retém mais de 92% de sua capacidade e promete uma vida útil de cinco anos com a mesma autonomia em recargas diárias.

As baterias contam com uma tensão nominal de 48 V e uma capacidade de 24 Ah, proporcionando uma autonomia de cerca de 70 km. O veículo de duas rodas é movido por um motor elétrico TIFAR com 400W de potência e velocidade máxima de 25 km/h que são apropriadas para o perfil urbano chinês.

As baterias de sódio-íon são mais seguras que as de lítio e resistem melhor a temperaturas baixas que são constantes em algumas regiões da China.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.