Mercado de picapes vai pegar fogo a partir de dezembro com 5 novidades
Nova Toyota Hilux abre calendário que inclui Ranger Tremor, F-150 Raptor e Volkswagen Tukan; Jetour F700 pode abrir a disputa entre as híbridas médias em 2027

Veja como funciona a nova fábrica de motores da Ford Ranger na Argentina
O mercado brasileiro de picapes terá uma sequência de novidades a partir de dezembro, com renovação de modelos tradicionais, versões voltadas ao fora de estrada e novos projetos eletrificados. Hoje o segmento de picapes no país já representa 25% e há novidades já confirmadas de diversas marcas. Toyota Hilux, Ford Ranger Tremor, Ford F-150 Raptor e Volkswagen Tukan estão no radar da virada de 2026 para 2027. Mais adiante, a Jetour F700 que já foi registrada mas não tem data de lançamento.

São propostas que atendem a públicos diferentes, mas mostram o quanto esse segmento estará aquecido em 2027. Ao lado das médias diesel, ganham força configurações para lazer, modelos com comportamento próximo ao de SUVs e sistemas híbridos capazes de combinar desempenho elevado e condução elétrica.

A Toyota Hilux será um dos principais movimentos desse calendário. A estreia brasileira da nova geração é esperada para dezembro, conforme o R7 já repercutiu. Outras informações de mercado apontam chegada às lojas no começo de 2027, acompanhando a transição industrial na Argentina, de onde saem as unidades destinadas ao Brasil.
Lateral dianteira da Volkswagen Tukan cabine simples 2027
Marcos Camargo Jr. 21.08.2026
A mudança deve concentrar esforços no desenho, na cabine e na tecnologia. A expectativa é de manutenção inicial do motor 2.8 turbodiesel, enquanto o interior acompanha a evolução apresentada no exterior, com telas maiores e comandos atualizados. A Toyota deve sair na frente da eletrificação com sistema 48V para a Hilux em um modelo eletrificado que será tendência no próximo ano.

A Ford prepara sua resposta com a Ranger Tremor, esperada na virada do ano, com janeiro no horizonte do calendário informado para a estreia. A fabricante confirmou a produção argentina a partir do fim de 2026 e a chegada aos mercados sul-americanos. A proposta amplia a família Tremor, voltada a consumidores interessados em maior capacidade fora de estrada.

A Ranger Tremor também deverá marcar a ampliação das alternativas mecânicas da picape, com motor turbo flex previsto para essa configuração. Seu espaço será diferente daquele ocupado pela Raptor: a intenção é oferecer uma opção aventureira dentro da gama regular, com posicionamento e preço ainda a serem anunciados para o Brasil. Isso acrescenta uma nova escolha em uma categoria historicamente associada ao diesel. Também já confirmada a Ranger híbrida plugin também chegará em algum momento de 2027.

Entre as grandes, a novidade será a F-150 Raptor. Sua chegada foi confirmada para o primeiro trimestre de 2027. A versão ficará acima da Tremor, que já integra o catálogo brasileiro, e levará a disputa para uma faixa em que desempenho e preparação para terrenos difíceis têm tanto peso quanto conforto e capacidade de transporte.

A F-150 Raptor terá motor V6 3.5 EcoBoost biturbo e suspensão com amortecedores FOX Racing. Ela foi mostrada no Festival Interlagos e terá grande atenção nos esforços da marca em falar sobre performance e desempenho fora de estrada. Não mencionamos mas a linha RAM 1500 também terá a volta do motor V8 Hemi a gasolina mas não há uma data definida o que deve ocorrer em meados de 2027.

A Volkswagen Tukan representa outro tipo de avanço. Desenvolvida no Brasil e com produção prevista em São José dos Pinhais, no Paraná, a picape colocará a marca em uma faixa intermediária do mercado. A janela entre dezembro e janeiro deve ser acompanhada com atenção, mas o cronograma público da Volkswagen aponta produção em 2027; informações sobre a estreia comercial também indicam o primeiro trimestre do próximo ano.

A Tukan será o primeiro veículo eletrificado da Volkswagen do Brasil e nascerá com 76% de componentes nacionais, segundo a fabricante. Seu potencial está na combinação entre cabine para uso familiar, caçamba e uma proposta mais próxima da rotina urbana. É uma frente que amplia a concorrência entre as intermediárias e coloca a Volkswagen em busca de compradores que hoje encontram alternativas como Fiat Toro e Ram Rampage.

Não incluímos a Niágara nessa lista pois ela já foi apresentada faltando apenas os preços das suas três ou quatro versões. O lançamento comercial será na primeira quinzena de novembro.

A quinta novidade é a Jetour F700, que entra nesse cenário como possibilidade para 2027, ainda sem mês definido ou confirmação oficial de vendas no Brasil. A marca registrou seus desenhos industriais no INPI, movimento que protege o projeto no país, mas não equivale a um anúncio de lançamento. A picape híbrida plug-in mede aproximadamente 5,50 metros e combina motor 2.0 turbo a gasolina com propulsores elétricos e tração integral.
Na configuração divulgada na China, a F700 anuncia 904 cv de potência combinada, bateria de 35,4 kWh e alcance elétrico de até 150 km pelo ciclo chinês CLTC. São números que ainda não representam uma eventual versão brasileira.
Para quem busca uma picape todos os segmentos, entre as compactas, médias e até modelos grandes e de luxo já estão no radar das fabricantes.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp









































