Novo Renault 5 elétrico está pronto para a estreia na Europa
Compacto foi flagrado pelo site Autocar e pode estrear no Salão de Paris
A Renault finalmente deve apresentar o elétrico 5 após dois anos do último Salão de Paris. Agora o carro foi flagrado pelo site inglês Autocar e tem grandes chances de estrear na capital francesa no próximo dia 14 de outubro. A Renault quer acelerar a concorrência com o Fiat 500e, Peugeot e-208, Citroën e-C3 e Mini Cooper.
Baseado no conceito Renault 4Ever, o Renault 5 prece mais alto e mais largo, como se fosse um “novo Twingo” bem ao estilo europeu. E ainda que os carros elétricos estejam em crise na Europa, há espaço para modelos compactos que são eficientes na cidade e a Renault quer entrar nesse segmento.
O Renault 5 é baseado em uma nova arquitetura EV chamada Ampr Small (anteriormente CMF-BEV), que compartilha grande parte de sua estrutura com o Nissan Juke e o Renault Clio. O uso de uma plataforma já existente reduziu os custos de desenvolvimento em 30%, em comparação com a criação de uma plataforma personalizada, como a do Fiat 500e.
Os engenheiros da Renault dizem que o envolvimento do motorista foi uma prioridade no desenvolvimento do 5, razão pela qual ele tem suspensão multibraço na traseira, em vez do design de eixo de torção usado no Clio. Os engenheiros da Renault disseram ao site Autocar que o carro terá comportamento dinâmico esportivo permitindo rápidos desvios de trajetória com conforto a bordo.
Dando prioridade à dinâmica e à necessidade de incluir muitos componentes elétricos em um corpo um pouco menor do que o do Clio, com 3,92 m de comprimento e 1,8m de largura, houve várias inovações para reduzir peso e espaço.
Motor e bateria
Ainda não se sabem todos os detalhes do carro mas a Renault vem divulgando, aos poucos, novidades tecnológicas para essa nova família de carros elétricos. O inversor do novo Renault 5 é 15kg mais leve, as baterias tem layout mais imples e mais leve e pesam 240kg com 40kwh ou 52kw em uma versão de maior autonomia.
O Renault 5 terá três opções de motor: 94cv, 121cv e 148cv, sendo que a versão intermediária é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos.
Ambas as baterias estarão disponíveis, com a Renault alegando uma autonomia de 300 km para o modelo de 40 kWh e 400 km para a versão de 52 kWh. Os carros com a bateria menor terão capacidade de carregamento rápido de 80 kW em corrente contínua, enquanto os de 52 kWh chegarão a 100 kW. Em ambas as versões, o Renault 5 pode fornecer até 11 kW para dispositivos externos através de sua porta de carregamento, o que significa que ele pode se integrar à rede elétrica com maior eficiência.
Seus motores serão produzidos na fábrica de Cléon, que construiu motores para o Renault 5 original, além de muitos outros modelos, incluindo o Alpine A110, a van Renault Estafette e até os primeiros Twingos. A montagem do veículo ocorrerá ao lado do Mégane E-Tech em Douai, onde as baterias também serão produzidas quando uma nova gigafábrica for inaugurada em meados de 2025.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.