Ram Dakota: estreia fica para 2026 nas versões Warlock e Laramie
Picape média mira supremacia da Toyota Hilux e as mais vendidas do segmento como Ranger, S10 e Triton
A Ram Dakota retoma um produto importante para a história da marca que fez sucesso no Brasil. Já revelada e produzida na Argentina, agora a picape faz sua estreia em solo brasileiro dias antes da coletiva da marca no Salão do Automóvel.

Atualmente o segmento médio de picapes representada por modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Mitsubishi Triton e tantas outras representa 6% das vendas de veículos novos. Porém a RAM só atuava no segmento de modelos compactos com a Rampage e de luxo com a 1500, 2500 e 3500.

A estreia da Dakota será oficializada apenas em 2026 com produção que já começou na Argentina. Antes do Salão do Automóvel a Stellantis mostrou a Ram Dakota em uma avant-premiére. Para o Brasil a Dakota terá duas versões: Warlock e Laramie.

Mesmo baseada na Fiat Titano, que por sua vez é o projeto KP1 derivado da Changan chinesa, a Dakota mostra muitas evoluções.

A grade com o perfil da RAM traz o logotipo como destaque com linhas horizontais, farois full LED, capô avantajado e os mesmos detalhes de estamparia lateral da Titano com perfil elevado e uma traseira também com linhas reforçadas, amplas lanternas e logotipo da marca cromado ou escurecido conforme a versão.

Dimensões da nova Dakota
A Ram Dakota tem porte e construção típicas de sua categoria. São 5.357 mm de comprimento, 1.889 mm de largura e 1.823 mm de altura com entre-eixos é de 3.180 mm, 3,5 toneladas de tração e 1 tonelada de carga ou precisamente 1.020kg com 1.200 litros de volume.

A caçamba é avantajada com 1,49m de comprimento, 1,58m de largura e 50,2cm de altura. Chama atenção o fato da caçamba ter trava elétrica, capota marítima e proteção de caçamba como item de série.

Interior mais refinado
O interior mostra evoluções em relação à Titano. Na verdade a Stellantis usou a variação mais atual da picape chinesa Changan Kaicene F70.

O painel é mais moderno com duas telas integradas tendo o painel 7 e a multimídia 12,3´´. Há boa qualidade no acabamento soft touch na parte central do painel, nos apoios do console central e nas portas.

Na versão Warlock o perfil é predominante preto e na Laramie cinza escuro com marrom. A Dakota também conta com assistente de Descida em Declive (HDC) para trilhas, Monitoramento de Pressão dos Pneus e a câmera com visão de 540°.

A alavanca seletora do câmbio é do tipo joystick, há um console com porta objetos e carregador de celular por indução, Freio de estacionamento eletrônico, console central duplo com três portas USB (2 tipo C) + tomada 12V, bancos dianteiros elétricos, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado dual zone com saídas traseiras, Retrovisor eletrocrômico e partida sem chave.

Motor da Dakota tem 200cv
A picape da Ram usa o motor atualizado da linha Titano que é o 2.2 turbodiesel de 200cv e 45,9kgfm de torque combinado com câmbio automático de oito marchas, Tração 4x2, 4x4 Auto e 4x4 Low para reduzida com bloqueio eletrônico do diferencial traseiro e cinco modos de condução: Normal, Sport, Sand & Mud e SnowEntre os itens de série estão 6 airbags, freios a disco nas quatro rodas e pacote ADAS com controle de cruzeiro adaptativo, Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, Detecção de pedestres e ciclistas, Monitoramento de ponto cego, assistente de manutenção e alerta de saída de faixa, alerta de tráfego traseiro cruzado e faróis de LED com função de iluminação dinâmica em curvas.

Tivemos um rápido contato com a Rampage em uma pista fechada dentro do clube Esperia, ao lado do distrito Anhembi onde ocorrerá o Salão do Automóvel de São Paulo entre 22 e 30 de novembro. No primeiro contato a Dakota impressionou pelo silêncio a bordo, a boa entrega de torque a partir das 1200 rpm e o bom escalonamento do câmbio de oito velocidades. A altura do solo e bons ângulos de entrada e saída (27º de ataque, 28º de saída e rampa de 24º com altura de 31,7cm do solo) levam a Dakota a surpeender no circuito off road. No entanto, teste de rodagem e avaliação dos itens de série ficarão para o momento de lançamento entre janeiro e fevereiro de 2026 quando os preços serão divulgados.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















