Renault poderá ter Arkana híbrido além de novo SUV 1.0 turbo no Brasil
Executivos dão as pistas para os planos da marca francesa que é a estrela do Salão de Paris
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
Sem a presença de grandes marcas alemãs e distante de estandes da Peugeot e DS, divisão de luxo da Citroën, a Renault chamou para si o papel de liderar o Mondial de l'Automobile, evento tradicional da indústria automobilística na Europa. Dos produtos mostrados, um deles tem grandes chances de estrear no Brasil ao lado de outros produtos que são guardados a sete-chaves.
A Renault vem apostando em modelos híbridos na Europa como o Austral e o Arkana, justamente o crossover mais “jovial” da gama que teria um papel importante. O Arkana híbrido poderá substituir o Captur que estaria com os dias contatos por aqui após o fim de linha do Sandero, mostrando a tendência de redução do portfólio em busca de modelos de maior agregado “mais Renault e menos Dacia”, parafraseando um executivo da marca que detalhou alguns dos planos da marca.
Arkana
O Arkana estaria nos planos para substituir o Captur e vir com motor que tem chance de ser um híbrido flex. Trata-se do 1.3 TCe E-Tech híbrido de 145cv com câmbio automático de seis marchas. Junto com o motor a combustão entra o sistema híbrido leve com bateria de lítio ajudando a melhorar o consumo.
Assim, o Arkana daria fim ao Captur estreando a solução híbrida com bons números de consumo, próximo dos 18km/l. Com porte mais avantajado com 4,56m de comprimento o Arkana seria enfim um modelo médio, algo que o Captur nunca foi aqui no Brasil.
Stepway ou novo SUV?
A Renault já divulgou que o investimento de R$ 2 bilhões na fábrica de São José dos Pinhais/PR dará origem a um novo produto. Cruzando os dados sabemos que a Renault testa um novo produto ainda bem camuflado nos arredores da fábrica.
Novo Sandero Stepway: será que vem para o Brasil? Veja o vídeo!
Em Paris, apuramos que essa novidade será de fato um SUV compacto que poderá resgatar o nome Stepway que é hoje a única continuidade desse nome presente no compacto de entrada.
Porém esse novo carro não repetirá a estratégia da Dacia de figurar aqui no Brasil com o emblema da Renault. “Não tem nada a ver com esse carro que está circulando. É outro produto, com outro design que nem conhecemos e com motor e câmbio novos”, diz nossa fonte. Assim, esse carro em teste está na verdade só testando o motor 1.0 turbo TCe e não será o Dacia Stepway.
Esse novo produto está na rota do Fiat Pulse e Volkswagen Nivus com cerca de 4 metros de comprimento, embora use também a plataforma CMF-B da Renault (Common Module Family). A nova base poderá dar volume para o novo crossover de entrada e permitir a nacionalização do Arkana em um segundo momento.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.