Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros

Ruído ou mau cheiro? O ar condicionado do carro precisa de manutenção

Especialmente demandado no verão, ar condicionado automotivo precisa de limpeza, gás refrigerante e cuidado do dono para funcionar bem: confira algumas dicas

Autos Carros|Marcos Camargo Jr

Entrar e ligar o ar condicionado significa conforto e alívio nestes dias quentes de verão. Mas basta ouvir um ruído, sentir que a ventilação está fraca ou pior, perceber que o ar não está gelando para lembrar que o equipamento precisa de manutenção. 

Nem é preciso dizer que a manutenção preventiva do ar condicionado é uma questão de honra e deve ser feita regularmente. Vale lembrar que o ar condicionado tem um mecanismo separado do motor e requer atenção e manutenção preventiva a cada ano ou em intervalos de 20 mil quilômetros rodados, segundo especialistas. 

Ar funciona separadamente do motor conectado por uma correia que fornece energia ao sistema
Ar funciona separadamente do motor conectado por uma correia que fornece energia ao sistema

Por isso os especialistas da A.M.Marcelo, oficina premium de São Paulo, listam alguns indicativos de que o sistema de ar condicionado automotivo precisa de reparo. Em algumas oficinas especializadas o chamariz de clientes pode ser a "recarga de gás" a preços convidativos, mas nem sempre esse é o único problema. "É importante lembrar que o gás não se perde, a não ser por algum vazamento, que precisa ser verificado bem como ressecamento de vedações ou de mangueiras que devem ser substituídas em uma manutenção", explica Matteo Petriccione Júnior, da oficina A.M.Marcelo, na zona norte de São Paulo. Petriccione elenca cinco indícios comuns de que o equipamento precisa de manutenção:

O maior sinal de problema são os odores que podem vir do sistema de ventilação. Estes odores podem ser de fungos presentes nas mangueiras, sujeira e até mesmo insetos e matéria orgânica podem causar cheiro incômodo.


Outro sinal comum é notar que o ar condicionado está "fraco", o que pode significar falta de gás refrigerante no sistema. 

Às vezes funciona, às vezes não: sinal de que algum problema elétrico prejudica o ar condicionado
Às vezes funciona, às vezes não: sinal de que algum problema elétrico prejudica o ar condicionado

Funcionamento irregular indicam problemas que podem ter origem elétrica. "Quando o ar parece ter perdido a força pode ser sinal de algum desgaste no sistema composto por termostato e outros itens que devem ser verificados", completa Petriccione.


Ruídos, barulhos contínuos e estalos do sistema podem ter origem mecânica como ventoinha, atrito da tubulação ou falha no compressor. A forma de fazer a manutenção correta é lubrificando o sistema de maneira preventiva;

Desconfie de problemas respiratórios recorrentes na família como rinite, sinusite ou bronco rinossinusite, especialmente de quem esteve no veículo e compartilhou o mesmo espaço. A falta de manutenção no sistema leva a proliferação de fungos e bactérias que podem prejudicar a saúde.


Troca do filtro de cabine ou filtro de pólen evita a entrada de fuligem, poluição e até vírus no ar
Troca do filtro de cabine ou filtro de pólen evita a entrada de fuligem, poluição e até vírus no ar

"Importante lembrar que uma boa manutenção envolve a checagem do sistema, do nível de gás, da vedação, e de uma verificação atenta nos dutos que são veículo de fungos e bactérias caso não receba o cuidado adequado", completa o especialista da A.M.Marcelo.

Outra dica fundamental é de utilizar o ar condicionado com parcimônia na temperatura mas com frequência, no mínimo, semanal. Em dias quentes, é importante abrir as janelas por alguns minutos com o ar ligado antes de fechar completamente, usar o modo de recirculação apenas nos primeiros minutos e fazer a troca do filtro de pólen (ou de cabine) uma vez por ano. "É um custo baixo mas acredite que a maioria dos proprietários de veículos não verifica o filtro que é a primeira barreira contra fungos, bactérias, fuligem entre outros.", conclui. O filtro de pólen não custa mais do que R$ 50 no mercado de reposição e pode evitar problemas de saúde muito grandes bem como preservam a vida útil do ar condicionado.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.