Veja 4 SUVs compactos que serão lançados este ano no Brasil
Volkswagen, Nissan, GM e Toyota preparam novidades em um segmento que já tem mais de 10 competidores
O mercado de SUVs já corresponde a 48% das vendas de veículos novos no país. Só no universo dos SUvs compactos já existem 15 opções e mesmo assim as montadoras encontram espaço para mais novidades. Os destaques do ano ficam para estreias como o Volkswagen Tera, que será o quinto SUV da Volkswagen por aqui, a nova geração do Nissan Kicks e também reestilizações. Confira o que vem por aí.
Volkswagen Tera
A grande novidade da Volkswagen para esse ano será o SUV compacto Tera. Inclusive, a montadora ainda faz mistério sobre o visual da novidade, divulgando apenas duas imagens do modelo. Será produzido em Taubaté usando a base MQB conhecida e uma proposta de modelo de acesso para brigar com Fiat Pulse, Renault Kardian e o SUV compacto da Chevrolet.
Além disso, o Volkswagen Tera será o novo SUV de entrada da montadora, ficando posicionado abaixo do T-Cross e Nivus. O modelo vai utilizar a plataforma MQB-A0, que deve ser equipado com motor 1.0 TSi de até 116 cv com transmissão automática de seis velocidades. Também pode ter motor 1.0MPi nas versões de entrada e até chegar com motor híbrido leve, inaugurando a era dos veículos eletrificados na marca por aqui.
Toyota Yaris Cross
Outra novidade que chegará em 2025 será o Toyota Yaris Cross, que deve ser o primeiro híbrido compacto fabricado localmente, uma vez que o modelos flex sairá da linha de montagem de Sorocaba, no interior de São Paulo.
Além disso, flagras recentes no Brasil mostram que o SUV compacto adotará o mesmo padrão da configuração vendida no sul da Ásia. Por aqui, a novidade será vendida abaixo do Corolla Cross.
Em relação à motorização, o novo Yaris Cross deve manter o motor 1.5 flex, só que deve ser ajustado para trabalhar no ciclo Atkinson. Hoje, o conjunto 1.5 usado pelo Yaris tem até 110cv e até 14,9 kgfm de torque. Já em outros países, o crossover é um híbrido puro, que combina 1.5 litro com 91 cv e outro elétrico de 80 cv.
SUV da Chevrolet
A Chevrolet também terá um novo SUV compacto nas concessionárias em 2025. Embora tenha anunciado investimento de R$ 1,2 bilhão em Gravataí, no Rio Grande do Sul, para produzir o novo modelo, a montadora faz mistério ao não divulgar nenhuma imagem ou dados mecânicos, assim como o nome, que ainda não foi divulgado.
Todavia, é possível informar que o novo crossover da Chevrolet terá motor 1.0 do Onix, Onix Plus, e Tracker. Inclusive, esse conjunto passou a contar com sistema de injeção direta de combustível e atualizações de software que levam o 1.0 turbo flex de 3 cilindros de 116 cv a 121 cv (5 cv a mais) e 18,9 kgfm de torque.
Nissan Kicks
Lançado em 2016, o novo Nissan Kicks mudará completamente de visual, ficando alinhado com o crossover vendido nos Estados Unidos. Com isso, o modelo deve ganhar uma tela sensível ao toque de 12,3 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, um carregador sem fio para dispositivos e rodas de 17 polegadas, entre outros.
O novo Nissan Kicks também deve passar a medir 4.366 mm de comprimento (são 5,6 cm mais longo que o atual), 2.656 mm de entre-eixos, largura de 1.800 mm e a altura agora com 1.630 mm.
Sob o capô, o Nissan Kicks deve ser equipado com motor 1.0 litro turbo de três cilindros da Horse, que também equipa o Renault Kardian. Esse conjunto entrega até 125 cv e tem transmissão de dupla embreagem de seis velocidades.
CHEVROLET TRACKER Premier 2025: preços e conteúdos de TODAS AS VERSÕES. VEJA O VÍDEO!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.