Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros
Publicidade

Vídeo mostra suposta explosão de carros elétricos. Saiba o que aconteceu

Vìdeo foi gravado em 2013 e na verdade ocorreu após acidente com caminhão carregado de cilindros de gás

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.


Um vídeo voltou a viralizar nas redes sociais e grupos de WhatsApp onde uma sequência de explosões ocorre após a suposta colisão envolvendo dois carros elétricos. O vídeo impressionante mostra explosões em sequência enquanto curiosos, observam, a cerca de 100m de distância, as labaredas de fogo.

Explosão foi causada por uma suposta colisão de carros elétricos
Explosão foi causada por uma suposta colisão de carros elétricos

O texto que acompanha as imagens diz o seguinte: "Isso é o que acontece quando carros elétricos colidem. Há várias explosões à medida que as baterias de íon de lítio para serviço pesado explodem em cada compartimento. Um incêndio de lítio é um incêndio de Classe D que requer um extintor de incêndio especializado. Extintores regulares destinados a incêndios de Classe A, B e C (como água, espuma, pó químico seco, dióxido de carbono e agente limpo) não podem e não devem ser usados em incêndios de Classe D, pois irão piorar o incêndio em vez de apagá-lo, e eles podem até ferir fatalmente o usuário. Os vapores dos incêndios de lítio são tóxicos".

Estrutura de baterias tem várias camadas de produção e risco baixo de colisão
Estrutura de baterias tem várias camadas de produção e risco baixo de colisão

Na verdade, o vídeo sobre o incêndio foi gravado em 2013 na Rússia. Um caminhão com cilindros de gás propano se envolveu em uma colisão e o atrito levou a uma sequência de explosões. O vídeo então não traz qualquer relação com carros elétricos. Sequer haviam carros elétricos neste evento.

Pesquisas mostram que o risco de explosão de um carro elétrico é de apenas 0,03% (Auto Insurance EZ) sendo dez vezes mais seguros que um carro a combustão no quesito risco de explosão, uma vez que eles não usam combustíveis inflamáveis.

Recarga de carro elétrico é feita em segurança
Recarga de carro elétrico é feita em segurança

Em primeiro lugar, nem todos os carros elétricos usam baterias de íons de lítio. Ela é uma das soluções, mas não a única. Em segundo lugar, embora exista um risco de explosão de qualquer bateria (desde o celular passando por máquinas e equipamentos), os carros elétricos têm compartimentos estanques para proteger justamente em caso de colisão. E são muito seguros, tanto que suas vendas vem crescendo ano a ano em diversos mercados.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.