Volkswagen confirma produção de híbridos flex no Brasil; T-Cross será o primeiro em 2026
Nova geração dos SUVs compactos terá motor motor híbrido puro feitos no Brasil

A Volkswagen do Brasil confirmou nesta quinta-feira (31) o início da nova fase de eletrificação regional. A partir de 2026, todos os novos veículos desenvolvidos pela engenharia da marca na América do Sul terão versões eletrificadas — incluindo híbridos leves, híbridos convencionais e híbridos plug-in.

O primeiro modelo nacional com sistema híbrido flex (híbrido puro) será o T-Cross, que passará a contar com propulsão eletrificada em 2026. No ano seguinte, a tecnologia também será adotada pelo Nivus, consolidando a nova geração de produtos híbridos desenvolvidos sobre a plataforma MQB37, já preparada para motores HEV flex.

A produção dos híbridos será concentrada na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), unidade que receberá novos investimentos e equipamentos voltados à transição tecnológica. Para viabilizar o projeto, a Volkswagen firmou com o BNDES uma linha de crédito de R$ 2,3 bilhões, destinada ao desenvolvimento de sistemas de propulsão híbrida, tecnologias de assistência ao condutor (ADAS) e conectividade.

A cerimônia de assinatura foi realizada na planta Anchieta com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; do chairman executivo da Volkswagen para a América do Sul, Alexander Seitz; e do presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.
Segundo Possobom, o ciclo marca o início de uma nova etapa tecnológica da marca no país. “A partir de 2026, todos os novos Volkswagens desenvolvidos na região terão versões eletrificadas. O aporte viabilizado pelo BNDES acelera a transição energética e fortalece a engenharia nacional”, afirmou o executivo.

O plano faz parte do investimento total de R$ 20 bilhões na América do Sul até 2028, que inclui 21 lançamentos, sendo 17 no Brasil. O objetivo é ampliar a presença de veículos híbridos e avançar na transição para uma mobilidade de baixo carbono.
A Volkswagen é atualmente a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,4 milhões de unidades embarcadas desde 1970 para 147 mercados.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
