Cármen Lúcia assumirá Presidência do Brasil nesta sexta-feira
Presidente do STF deve ocupar o cargo por menos de 48 horas com as ausências de Temer, Maia e Eunício
Christina Lemos|Christina Lemos
A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, vai presidir o Brasil, temporariamente, a partir da manhã desta sexta-feira (13).
Terceiro nome na linha sucessória ao Planalto, Cármen Lúcia assume o posto com viagem do presidente Michel Temer a Lima (Peru), a ida do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) ao Japão e do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) ao Panamá.
De acordo com a lei eleitoral, os presidentes da Câmara e do Senado podem ficar inelegíveis nas eleições deste ano ao assumir a interinidade de qualquer cargo no Poder Executivo.
O STF ainda não foi comunicado oficialmente pela Casa Civil sobre a posse de Cármen Lúcia.
A transmissão de cargo será às 11h da sexta, na Base Aérea, quando Temer decolar para a Cúpula das Américas.
Como Temer retorna ao País no próprio sábado, a presença da presidente do Supremo no Planalto não deve completar 48 horas. Assim que cruzar o espaço aéreo Temer já reassume novamente o posto.
O último presidente da Suprema Corte a assumir temporariamente o comando do País foi Ricardo Lewandowski, em setembro de 2016. Na ocasião, Dilma viajou para os Estados Unidos e o então vice, Michel Temer, também se ausentou. Com interesses eleitorais, os presidentes da Câmara e do Senado também se declararam impedidos para assumir o cargo.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.